Não é novidade para ninguém que praticar exercício físico regularmente é um dos grandes pilares de uma vida saudável. No entanto, recentemente, um novo estudo comprovou que se a maioria das pessoas caminhasse 10 minutos por dia, 111 mil mortes por ano poderiam ser evitadas nos Estados Unidos. As informações são da Isto É Dinheiro.
+ Mudança no hábito alimentar pode trazer um aumento de dez anos de vida, segundo estudo
+ Vigorexia: não cumprir o dia de descanso pode ser sinal de vício em exercícios físicos
+ Sabesp leva multa por despejar esgoto em praia do Guarujá
Publicada essa semana pela revista científica JAMA Internal Medicine, o estudo feito Instituto Nacional do Câncer e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) levou em conta dados sobre atividade física e taxas de mortalidade de milhares de adultos americanos. O intuito era ter uma ideia de quantas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas se exercitassem mais. E está confirmado: pouquíssimo tempo de exercício pode evitar centenas de milhares de mortes.
O resultado da pesquisa
– 10 minutos de caminhada por dia: pode prevenir até 7% das mortes nos EUA: 111 mil vidas por ano;
– 20 minutos de caminhada por dia: pode prevenir até 12% das mortes nos EUA: 209 mil vidas por ano;
– 30 minutos de caminhada por dia: pode prevenir até 17% das mortes nos EUA: 272 mil vidas por ano.
Os resultados foram obtidos a partir da análise dos dados de quase 5 mil participantes entre 40 e 85 anos que participaram da Pesquisa Nacional de Exames de Saúde e Nutrição dos EUA (Nhanes).
A prática regular de exercícios físicos, portanto, é benéfica mesmo com uma simples caminhada de 10 minutos e pode também intensificar a resposta imunológica das vacinas contra a Covid-19. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com a participação de 748 pacientes do Hospital das Clínicas, comprovaram a associação entre atividade física e o aumento da resposta imunológica contra o coronavírus.