Brasil terá a primeira vila de nômades digitais da América do Sul

Por Redação

Pipa receberá a primeira vila de nômades digitais do Brasil
Foto: Shutterstock

A partir da pandemia, houve um aumento gigantesco no fluxo de pessoas que estão trocando a vida estável em uma só cidade, pela aventura de viver como nômade digital. E da mesma forma que muitos brasileiros têm feito isso pelo mundo a fora, os estrangeiros também estão usufruindo do trabalho remoto para conhecer e viver um pouco no Brasil.

Leia mais:

+ O que são nômades digitais? Conheça este estilo de vida

+ Visto de nômade digital na Colômbia é mais acessível do que em outros lugares

+ Bali: Indonésia deve criar visto de 5 anos para nômades digitais

Pensando nessa nova dinâmica de trabalho, vários países implementaram – ou estão discutindo a ideia de implementar – os vistos especiais de nômades digitais e, nesse sentido, o Brasil deu um passo a frente. Isso porque, o nosso país será o primeiro lugar da América do Sul a ter uma vila inteira apenas para nômades digitais do exterior.

O projeto está sendo idealizado pela empresa sediada em Portugal, a NomadX, que também levou o conceito da vila dedicada aos nômades digitais na Ilha da Madeira, Cabo Verde e Costa da Caparica (todos em Portugal). No Brasil, o destino escolhido foi a Praia da Pipa, em Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte. O lugar fica a cerca de 1h30 da capital Natal.

Os residentes da Nomad Village Brazil podem esperar acomodações em estilo resort com apartamentos privativos em bangalôs. No espaço, terá toda a infraestrutura de hospedagem, com áreas comuns como piscinas, além de um coworking, que engloba, é claro, uma boa internet.

Segundo o site da nova vila, a Pousada Morada dos Ventos, que fica a apenas 10 minutos das principais ruas de Pipa, será o local escolhido para ser o ‘retiro de trabalho remoto’ dos nômades digitais no Brasil. O CEO da empresa Gonçalo Hall informou ao Destino Certo que dos 50 registros de pessoas já confirmadas para inaugurar a vila no Brasil, a maioria dos interessados vem dos Estados Unidos, Canadá e Portugal.

Inicialmente, o projeto piloto na Praia da Pipa deve ser executado por seis meses, de 1º de novembro de 2022 a 30 de abril de 2023. Dando certo, o objetivo da empresa é levar a Vila para outras cidades brasileiras.

O esquema de visto de nômade digital do Brasil foi introduzido em janeiro e permite que pessoas de qualquer lugar do mundo morem e trabalhem no país por até 12 meses. Como pré-requisito é necessário que a pessoa ganhe mais de US $ 1.500 (cerca de R$ 7.388) por mês e tenha passaporte e seguro de saúde válido.