O que são nômades digitais? Conheça este estilo de vida

o que são nômades digitais
Foto: Reproduçã/rawpixel

Nos últimos meses trabalhar longe do escritório tem sido o novo cenário do mundo coorporativo. Se antes o home office era quase um tabu em algumas empresas, hoje em dia passou a ser a forma principal de trabalho. Isso porque com a pandemia do COVID-19, o mundo inteiro teve que se adaptar ao novo normal. Mas já pensou em trabalhar em qualquer lugar do mundo? isso é possível e é uma realidade vivida por nômades digitais.

+ Nômade em Dubai: programa inclui direto à vacina
+ Casal decide ter vida nômade com dois filhos durante a pandemia
+ A paixão pela estrada dos nômades digitais do “Love & Road”
+ Matt Wilkinson vira cantor de country e lança clipe

É claro que a vida dos nômades não é só festa, até porque é necessário bancar a viagem para que uma nova bandeira possa ser fincada em um lugar novo. Mas se você nunca ouviu falar deste termo antes, basta continuar lendo que irei te explicar.

O que são nômades digitais?

O “nômade” é a pessoa que não tem habitação fixa, quando juntamos isso a palavra “digital”, nascem os viajantes, ou melhor, profissionais que trabalham remotamente, sem a necessidade de um escritório fixo ou até mesmo uma cidade ou país fixos.

Quando entendemos o que é nomade ditial, fica mais claro o real objetivo deste estilo de vida: viajar o mundo e ganhar dinheiro na internet. Bom, não necessariamente você precisa viajar o mundo.

Na verdade, ser nômade te dá autonomia em vários aspectos da vida, além da liberdade de não precisar trabalhar em um lugar fixo, o nômade pode escolher sua rota de viagem, seja para outro país ou dentro do próprio estado em que está: as opções podem ser infinitas!

Com o que os nômades trabalham?

com o que os nômades digitais trabalham
Foto: Reprodução/rawpixel

Como dito anteriormente, o nômade tem autonomia em vários aspectos da própria vida, sendo assim, não há um trabalho específico. Os trabalhos mais comuns entre este nicho é o marketing digital, redação e design, todos eles com grandes potenciais no mercado.

Mas se você tem seu próprio negócio, por exemplo, a própria tecnologia pode te ajudar! Com os aplicativos de mensagens instantâneas e suas funções de chamada de vídeo podem ser uma ótima ferramenta para atender seus clientes a distância.

Prós e contras da vida de nômade digital

Se você é uma pessoa com espírito aventureiro, que adora conhecer coisas novas e viver uma vida outdoor, talvez o nomadismo seja para você. Mas é importante lembrar que este estilo de vida – assim como qualquer outro – possui seus desafios.

Trabalho

Partindo do ponto que os nômades digitais devem trabalhar para conseguir se manter durante as viagens, é importante ter em mente que, apesar da liberdade de conseguir trabalhar remotamente, é importante levar em consideração que o esforço para trabalhar deve ser redobrado. Você deverá cumprir sua carga horária normalmente, cumprir prazos e atingir metas.

Estilo de vida

A flexibilidade que se tem na rotina nômade pode ser uma ótima oportunidade para se viver bem e trabalhando com o que gosta. Pois é, muitos profissionais digitais preferem voltar seus esforços de trabalho para algo que eles realmente gostam e sentem paixão, isso facilita o trabalho duro diário.

Mas apesar do estilo de vida mais livre, com ele vem a vida instável. Muitas pessoas antes de entrarem para a vida do nomadismo vendem todos os seus bens, para reunir recursos para viver uma vida outdoor, e isso significa não ter um lar para voltar quando a viagem acabar. Essa instabilidade da vida pode acabar incomodando algumas pessoas, então é importante ter além do preparo financeiro, um preparo psicológico.

Custo de vida

Se você sempre viveu em cidade grande, onde o custo de vida geralmente é sempre alto, com o nomadismo será possível focar nos lugares onde a vida financeira seja mais leve, com custo mais baratos e que claro, proporcione também qualidade de vida. Muitos nômades optam por lugares praianos, cidades pequenas ou até viver no interior.

Vida social

Neste ponto os prós e contras serão diversificados, já que viver em outros lugares pode te proporcionar conhecer pessoas novas e consequentemente fazer amizades novas, mas também não será possível visitar a família ou os amigos sempre que quiser.

Como dito um pouquinho acima, para ser nômade é preciso ter um preparo psicológico! Ter inteligência emocional é fundamental para esse estilo de vida, então se você vai colocar o pé na estrada, é importante se manter preparado.

Como ser nômade digital?

O primeiro passo é fazer uma boa pesquisa sobre esse estilo de vida. Acompanhar pessoas que estão na estrada há um bom tempo pode ser uma boa iniciativa, geralmente as pessoas sempre compartilham suas experiências e podem acabar sanando as milhes de dúvidas que você pode ter no começo.

Outra coisa importante é definir qual será a rota inicial, para que assim você possa iniciar o plano de economias. O nomadismo exigirá uma boa reserva, para que possa cobrir despesas e imprevistos.

Como foi dito, as pessoas que embarcam no nomadismo tem uma grande autonomia para fazer sua rota, então você também pode definir um período que ficará na estrada, por exemplo. Se esse é um sonho que você quer realizar por um tempo determinado, isso pode definir na sua meta financeira.

As acomodações também ficam por conta dos aventureiros da vez. Há maneiras diferentes de viver essa experiência, e isso vai de acordo com o que cada um gosta. Então você pode optar por procurar hospedagens em hostels, hotéis, airbnb, ou até mesmo acampar em algum lugar.

Depois de colocar tudo no papel, é hora de rever o plano todo e ajustar o que precisa ser ajustado, depois disso é só fazer as malas e colocar o pé na estrada.

-Publicidade-