O Campeonato Mundial de Escalada Esportiva teve início, em Berna na Suíça. Realizado a cada 2 anos, a competição é o primeiro evento classificatório da modalidade para os Jogos Olímpicos. Os 3 primeiros colocados (masculino e feminino), nas provas Boulder & Guiada e Velocidade garantem vaga antecipada para Paris 2024.
Leia mais:
+ Brasil é o melhor país do mundo para ecoturismo, segundo índice da Forbes
+ Pequenas aventuras podem ser tão legais como escalar o Everest
+ Escalada: 15 dicas para praticar boulder sem lesões
Nesta terça-feira, (01/08), as disputas foram no Boulder, com as qualificatórias masculinas, que contou com a participação de 2 atletas brasileiros: Felipe Ho e Mateus Bellotto.
O paulista Felipe Ho, do alto dos seus 24 anos de idade, já é um veterano. Disputando seu quarto Mundial, ele foi muito bem na estreia de hoje. Em uma competição bem difícil, Ho conseguiu 1 Top, e terminou a qualificatória na 59º colocação entre os 130 atletas participantes da rodada. O resultado foi o melhor entre os atletas Sul Americanos no evento e o melhor já obtido por Felipe em um Campeonato Mundial, na prova de Boulder. Com a colocação, Ho se coloca em boa posição para somar pontos no evento para o Ranking Mundial de Boulder & Guiada, importante na corrida rumo à Paris 2024.
“Nosso objetivo é pontuar bem em Berna e permanecer na briga por uma vaga no último evento qualificatório para Paris, o Olympic Qualifier Series, que acontecerá de abril a junho de 2024.” afirma Felipe Ho.
O outro brasileiro na disputa, Mateus Bellotto, de 20 anos, fez sua estreia em um Campeonato Mundial de Escalada. Na qualificatória desta terça, Mateus conseguiu apenas 1 zona, e terminou a difícil rodada em 123º. Mesmo não tendo o desempenho que desejava, Bellotto segue confiante em uma melhor colocação na qualificatória da prova de Guiada, que acontece na próxima quinta (03/08).
Além dos homens, o time brasileiro também conta com 2 atletas na categoria feminina. Anja Köhler (19) e Bianca Castro (34), que estreiam na manhã desta quarta-feira (02/08), na qualificatória da prova de Boulder, e competem na Guiada no na quinta (03/08) à tarde.
Classificação para os Jogos Pan-Americanos praticamente garantida
O Mundial de Escalada Esportiva marca o fim do período de classificação para a estreia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. O evento é o último valendo pontos para o Ranking Mundial e também será utilizado para preencher as últimas vagas para Santiago.
Para os brasileiros, neste quesito, o evento serve apenas como parte da preparação para os Jogos, uma vez que as vagas pretendidas pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva já estão praticamente garantidas através do Ranking Mundial.
Na prova de Boulder & Guiada, tanto Felipe Ho quanto Mateus Bellotto têm posição confortável no ranking, assim como o paulista Rodrigo Hanada (20), que ficou de fora do Mundial para se recuperar de uma lesão no dedo. No feminino a condição é a mesma. Anja Köhler e Bianca Castro estão com um pé em Santiago, aguardando apenas o fim do Mundial para confirmar a vaga. O mesmo vale para a paranaense Mariana Hanggi (16), ausente do Mundial devido a compromissos escolares e atleta brasileira melhor colocada no ranking.
Na prova de Velocidade, apesar de não ter atletas no Mundial, o Brasil também está praticamente confirmado em Santiago. O paranaense Pedro Egg (22) pontuou em duas etapas da Copa do Mundo, e matematicamente garantiu a vaga para os Jogos Pan-Americanos. Resta agora aguardar o fim do Mundial e conhecer os últimos classificados.