O parque temático para mergulho será a maior do mundo

Bahrein, um pequeno país do Golfo Pérsico, quer atrair mergulhadores de todo o mundo com um novo “parque temático submarino”. A proposta é criar um amplo local de mergulho de 100.000 metros quadrados dentro de um Boeing 747 afundado.

O avião de 70 metros de comprimento submerso é uma aeronave desativada, especialmente preparada. O projeto subaquático é o resultado de uma parceria entre o Conselho Supremo de Meio Ambiente, a Autoridade de Turismo e Exposições do Barein (BTEA) e o setor privado.

Anunciado através da agência de notícias estatal Bahrein, o local de mergulho aparentemente terá também uma réplica da casa do comerciante de pérolas do Bahrein, recifes de corais artificiais e esculturas de arte.

Eco-friendly

Os organizadores dizem que a nova atração será ecologicamente correta. A ideia é ter uma série de objetos construídos em materiais que visam encorajar a vida marítima no local.

O mergulho em naufrágios é um dos métodos mais antigos usados para construir recifes artificiais, pois fornece uma estrutura para organismos e peixes marinhos.

Esta não é a primeira vez que um avião foi deliberadamente afundado para criar uma atração de mergulho. Nos EUA, um jato Boeing 727 foi afundado na costa de Miami em 1993. Mais tarde foi danificado durante o furacão Gordon no verão de 1995.

No Canadá, os mergulhadores podem explorar um Boeing 737 submerso no Canal Stuart, perto de Chemainus, na Colúmbia Britânica. E na Turquia, um Airbus foi afundado nas águas da costa do mar Egeu há alguns anos, destinado a ser um recife artificial.

O parque temático submarino de Bahrein é programado para abrir para antes do meio do ano.