São Paulo vai receber, neste final de semana, entre os dias 17 e 18 de junho a segunda edição da Virada ODS, evento organizado pela Prefeitura de São Paulo, considerado o maior do mundo com o objetivo de popularizar, promover e destacar a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E os paulistanos que forem à Virada ODS utilizando as laranjinhas, poderão adquirir o plano Virada ODS Lazer do bike Itaú, que terá o acréscimo de dois dias de uso (R$ 24,90 por 4 dias) para experimentação dos modais até o evento – além disso, o plano ficará disponível para toda cidade de São Paulo.
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Os principais objetivos do evento, são: ampliar a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para popularizar e intensificar o engajamento social na disseminação e implementação da Agenda 2030, promover o diálogo, a articulação e integração dos diversos atores sociais e políticos envolvidos na implementação da Agenda 2030 e promover iniciativas para o reconhecimento das ações estratégicas em prol do desenvolvimento sustentável adotadas na cidade, para atrair novas oportunidades e parcerias para o benefício de todos.
As bikes desempenham papel crucial no desenvolvimento das metas ODS, principalmente na redução da emissão de gases poluentes. Também promovem a acessibilidade ao transporte, impulsionando uma transição global para uma economia de baixo carbono e sustentável. Ao adotar essas soluções de mobilidade, as cidades avançam significativamente em direção a um futuro mais sustentável e em linha com as metas estabelecidas.
Ainda, recentemente, o bike Itaú, sistema de compartilhamento de bicicletas da Tembici – líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina – patrocinado pelo Itaú Unibanco, anunciou que aumentará em 220% sua frota de bicicletas elétricas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, passando a ter 2 mil modais elétricos disponíveis em cada cidade até o fim de 2023. Com a expansão, as cidades tornam-se os maiores sistemas de bicicletas elétricas compartilhadas da América Latina. Na Capital Paulista, o aumento é de 300% se comparado a 2022, chegando a 5.700 bicicletas mecânicas e elétricas disponíveis.
Somando as duas capitais, as bicicletas elétricas já fizeram mais de 12,3 milhões de deslocamentos e economizaram mais de 2,2 mil toneladas de CO², número que equivale a mais de 15 mil árvores poupadas com a economia.