Dia dos Namorados: os benefícios de treinar em casal para a saúde física e afetiva

Por Redação

treinar em casal
Foto: Freepik

Para este Dia dos Namorados, saiba que treinar em casal fortalece o vínculo afetivo. Um estudo divulgado na PubMed, biblioteca nacional de medicina dos Estados Unidos, sobre a participação compartilhada dos casais em atividades novas e estimulantes provou, com base em três experimentos, que após a prática de uma tarefa nova durante sete minutos, houve a diminuição do tédio e a melhora na qualidade do relacionamento.

+ Yoga para casal: benefícios e 5 posturas para tentar no Dia dos Namorados
+ Receita com alimentos afrodisíacos para o Dia dos Namorados

“Uma das principais vantagens do treino em dupla é que um incentiva o outro. Quando o casal está com o mesmo foco, as chances de desistência diminuem, isso vale tanto para as práticas esportivas quanto para a introdução de novos hábitos alimentares”, explica a nutricionista da Jasmine, Adriana Zanardo.

A especialista enumera cinco dicas que podem ajudar você e sua dupla a treinar em casal. Confira:

5 dicas para treinar em casal

1 – Defina uma atividade em comum

Um simples alongamento pela manhã ou uma aula de yoga pode trazer mais disposição e energia ao cotidiano. A caminhada ou a corrida ao ar livre são outras possibilidades interessantes, já que permitem a interação com a natureza, além da atualização de bate-papo. O mais importante é começar o novo hábito com, pelo menos, alguns minutos de exercícios por dia.

2 – Organize o tempo de forma a priorizar o horário do treino

Um dos maiores desafios da atualidade é encontrar tempo para realizar tudo aquilo que se deseja. Contudo, com planejamento e organização é possível fazer melhores escolhas que contribuam para a felicidade e bem-estar do casal. Para isso, vale a pena a prática do diálogo a fim de estabelecerem um horário fixo para os treinos seja em casa ou na academia.

3 – Respeite os limites um do outro

Cada um tem seu ritmo, necessidades e limitações. Por isso, ao começar uma nova atividade, é importante estar atento aos sinais do corpo. Converse e sinalize sua dupla caso algum exercício esteja gerando um desconforto além do previsto.

4 – Incentive o progresso do seu par

O reconhecimento estimula os laços afetivos. Assim, sempre que possível, elogie de forma sincera a conquista do seu par. E quando as dificuldades e desânimo prevalecerem, mantenha o esforço para estimular a outra parte. O apoio mútuo faz toda a diferença.

5 – Estabeleça uma meta possível

Muitas pessoas ao começarem uma nova rotina “fitness” se cobram pela necessidade de alcançarem resultados em pouco tempo. A dica para o treino em casal ser um sucesso é estabelecer uma meta possível para ambos e que possa se adequar à rotina da dupla.