Um hábito que adotei nos últimos anos e que me faz muito bem é a massagem desportiva. Mais que isso, um cuidado geral com o corpo, no que diz respeito ao relaxamento e alongamento.
Na minha rotina de atleta amador, treinando seis vezes por semana, o cuidado com o meu corpo precisa fazer parte da programação.
Veja também
+ Alimentos da época: saiba o que consumir no outono para uma dieta equilibrada
+ Muito frio para correr? Como fazer da esteira uma grande aliada
+ Aprenda a fazer suas próprias barrinhas de cereais e turbine seu desempenho atlético
Toda semana faço uma massagem desportiva, que serve não só para soltar e liberar minha musculatura, mas também para relaxar a mente. É o momento de esquecer, pelo menos por uma hora, os problemas, as contas para pagar e as tarefas.
Mesmo aqueles que não têm uma rotina esportiva intensa, podem se beneficiar da massagem, que ajuda muito a relaxar e dar uma zerada no corpo e na mente.
Vale ter à mão alguns equipamentos e incorporá-los no dia a dia: rolinhos, bolas de tênis, um tapetinho de yoga, são fáceis de se ter em casa e de usar.
Aqui vão algumas dicas:
1) Se possível, faça massagem com frequência. Se não for toda semana, pode ser de 15 em 15 dias ou uma vez por mês. Você vai se pegar contando os dias para chegar o momento de deitar na maca e esquecer de tudo.
2) Crie seu cantinho do “cuidado com o corpo” em casa. Ele será o seu refúgio quando precisar alongar um pouco ou simplesmente ter alguns minutos para si.
3) Tenha em casa alguns itens que podem ser usados diariamente em poucos minutos. Uma bolinha de tênis para soltar a sola do pé, um rolinho para liberação miofascial (para alívio de dores e relaxamento muscular), uma faixa/corda para se alongar.
4) Por fim, crie uma rotina. Alguns dias na semana, tire um tempinho para cuidar do seu corpo. É o mínimo que podemos fazer para “retribuir” tudo que ele já faz por nós.
*Alexandre Castello Branco é ultramaratonista amador