Barkley Marathons: Jasmin Paris é a primeira mulher a terminar a prova

Por Redação

Jasmin Paris - esportes femininos
Foto: Howie Stern / RUN

A ultramaratonista britânica Jasmin Paris tornou-se a primeira mulher da história a terminar a desafiadora Barkley Marathons, corrida anual realizada no Tennessee (EUA).

Aos 40 anos, ela foi uma dos cinco corredores a completar o evento deste ano, que consiste em cinco brutais voltas de 32 km ao redor do parque Frozen Head.

O tempo de Paris foi de 59:58:21, apenas 99 segundos dentro do limite de 60 horas que os corredores têm para completar a prova.

Veja também
+ Henrique Avancini encara uma das mais difíceis subidas do Brasil em busca de recorde
+ Estudo mostra que as mulheres se beneficiam mais dos super tênis do que os homens
+ Corrida: 5 sinais de alerta para ajustar a nutrição

Paris fez história, adicionando seu nome a uma lista de apenas 20 atletas que completaram o evento desde que ele foi estendido para 100 milhas (160 km), em 1989.

Ucraniano radicado no Canadá, Ihor Verys registrou o tempo mais rápido no evento deste ano, com 58:44:59.

Os norte-americanos John Kelly e Jared Campbell também completaram a corrida pela terceira e quarta vez, respectivamente, com o neozelandês Greig Hamilton também vencendo o limite de tempo.

Paris, que tem dois filhos e trabalha como veterinária e cientista pesquisadora em Edimburgo, competiu pela primeira vez nas Barkley Marathons em 2022, quando completou três voltas.

Na corrida do ano passado, ela completou uma quarta volta, mas fora do limite de tempo.

Conhecida como “a corrida que devora jovens”, a Barkley Marathons é considerada uma das ultramaratonas mais difíceis do mundo. Embora a rota mude de ano para ano, estima-se que são 16.500m de subida e descida verticais em meio à floresta.

A corrida foi criada por Gary “Lazarus Lake” Cantrell e realizada pela primeira vez em 50 milhas em 1986; O próprio Cantrell acende um cigarro cerimonial para marcar o início de cada corrida anual.

O evento incomum também apresenta um tocador de corneta, que toca para sinalizar quando um corredor desistiu.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo