Serei honesto: passo muito tempo na feira olhando as frutas e vegetais com os quais não estou familiarizado. É a minha versão de ver vitrines. Às vezes, sou ousado o suficiente para comprar uma carambola ou rambutan, mas só neste ano comprei banana-da-terra.
Leia mais:
+ Confira 3 receitas com banana, fruta que está em alta em março
+ O que comer antes de uma corrida longa?
+ Por que a creatina é o suplemento queridinho dos atletas?
Por que banana? Porque eu como religiosamente uma banana antes de cada corrida, sejam oito quilômetros ou 16. Elas são fantásticas como carboidratos simples e de digestão rápida e me dão o impulso de energia de que preciso para iniciar meu treinamento. Fiquei imaginando se essa versão de banana ofereceria os mesmos benefícios.
Qual é a diferença entre uma banana e uma banana-da-terra?
A primeira pergunta que fiz a Elizabeth Shaw, especialista em nutrição e autora foi: “Bem, qual é a diferença?” Elas parecem bastante semelhantes, afinal.
“Embora existam muitas semelhanças entre banana-da-terra e bananas comuns (como forma, cor e nutrientes), a principal diferença está no teor e sabor de carboidratos”, diz Shaw.
As bananas são naturalmente doces e são mais consumidas cruas, enquanto as bananas-da-terra têm um sabor mais amiláceo, a menos que sejam cozidas. No que diz respeito ao seu valor nutricional , as duas frutas são bastante semelhantes em todos os aspectos, exceto nos carboidratos. Uma porção de 100 gramas de banana produz 23 gramas de carboidratos e 12 gramas de açúcar, enquanto a mesma porção de banana-da-terra produz 32 gramas de carboidratos e 18 gramas de açúcar.
Como prepará-las
A maioria das pessoas não come banana crua por causa do perfil de sabor menos doce, mas você certamente pode.
“Quanto mais madura uma banana-da-terra (ou seja, menos verde ela é), mais doce ela se torna (muito parecida com as bananas)”, diz Shaw. “Embora não haja problema em comer uma banana-da-terra crua, você pode não ter o mesmo prazer que teria com qualquer outra banana.”
Grelhá-las, no entanto, criará um sabor naturalmente açucarado.
banana-da-terra grelhada
Ingredientes
– 2 colheres de chá manteiga, derretida
– 1 maço de banana-da-terra amarela e marrom
– 2 colheres de chá cde anela
Instruções
1. Em uma tigela, adicione a manteiga e a canela.
2. Fatie as bananas e pincele cada lado com a mistura de manteiga.
3. Aqueça a frigideira em fogo médio e cozinhe as bananas por cerca de 4 minutos de cada lado. Cozinhe até que as bananas estejam douradas e caramelizadas.
Devo trocar banana por banana-da-terra?
Finalmente comprei duas bananas-da-terra amarelas e maduras para testar antes de minhas corridas.
Como um relógio, quando chegou a hora da minha corrida noturna, peguei uma banana. Tive que recuar quando me lembrei desse experimento e optei por uma banana-da-terra. No primeiro dia, comi cru e fiquei totalmente desapontado. O sabor era suave e a textura era de uma banana verde – um pouco mastigável. Além disso, era muito maior do que eu estava acostumada, então fiquei preocupada de ter banana não digerida espirrando no meu estômago enquanto eu corria. Mas minha corrida transcorreu sem problemas, então repeti o processo no dia seguinte.
Desta vez, no entanto, eu cozinhei. Ficou pegajoso, com um doce sabor de xarope de bordo e me deixou lambendo meus dedos melados. Parecia mais uma sobremesa do que um lanche antes da corrida. Eu saltei para fora da porta e fiz umas seis milhas cheias de carboidratos.
Para encurtar a história – você poderia trocar realisticamente bananas-da-terra por bananas, se quisesse. Mas como uma corredora que depende de sua banana diária, estarei fazendo a troca? Não, não é provável. Não porque as bananas cozidas não sejam deliciosas, mas porque não são tão convenientes. No entanto, estou feliz por ter experimentado e certamente planejo cobrir um pouco de sorvete de baunilha sem laticínios com banana grelhada como sobremesa tarde da noite.