Baixo teor de gordura ou low carb: qual dieta é mais saudável?

dieta mais saudável
Foto: Shutterstock

Seja a dieta cetogênica, a Atkins, ou qualquer outra popular, o baixo teor de carboidratos é atualmente uma das maneiras mais populares de comer. Em seu pico de hype, 18% dos americanos estavam fazendo low-carb. No entanto, também há muitas pessoas que mantêm os carboidratos e cortam a gordura. Desde a década de 1960, as dietas com baixo teor de gordura tiveram um forte domínio sobre muitos indivíduos. Então, qual dieta é mais saudável: baixo teor de carboidratos ou baixo teor de gordura?

À primeira vista, dietas com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos têm efeitos semelhantes

Quando se trata do grande debate baixo teor de gordura versus baixo teor de carboidratos, a perda de peso é um dos benefícios mais elogiados. Portanto, não é surpresa que os cientistas tenham decidido determinar se uma abordagem alimentar é melhor do que a outra quando se trata de perder peso e, principalmente, manter essa perda.

Um estudo de 2010 publicado no Annals of Internal Medicine testou o impacto de seguir uma dieta com baixo teor de gordura ou baixo teor de carboidratos por dois anos, combinada com aconselhamento comportamental. Um total de 307 participantes com excesso de peso foram divididos em dois grupos: um que seguiu a dieta Atkins (apenas 20 gramas de carboidratos por dia) e outro que seguiu uma dieta padrão com baixo teor de gordura (30% ou menos do total de calorias por dia chegando da gordura).

Leia mais:

+ 9 alimentos que melhoram o humor para adicionar à sua dieta

+ Qual é a diferença entre dietas plant based, veganas e vegetarianas?

+ Percorrer 1 ou 2 km a mais por semana é uma estratégia para conseguir mais energia

Os resultados foram um tanto surpreendentes. Como Jonny Bowden, PhD, CNS, explica: “Após 12 meses, ambos os grupos perderam aproximadamente a mesma quantidade de peso (11 kg). Ambos os grupos recuperaram algum peso durante o segundo ano, sem diferença significativa entre os dois. A perda de peso média após dois anos foi de sete quilos. Tal como acontece com a maioria dos estudos de dieta, algumas pessoas recuperam parte do peso que perdem não porque as dietas não funcionam, mas porque as pessoas começam a voltar aos seus velhos hábitos.”

Essas descobertas parecem sugerir que realmente não há diferença entre dietas com baixo teor de gordura e com baixo teor de carboidratos, pelo menos quando o objetivo é a perda de peso. Mas, Bowden observa que não é exatamente tão simples: “Embora a mídia tenha relatado “nenhuma diferença” entre as duas dietas, várias informações cruciais foram deixadas de fora”.

A perda de peso pode variar, não importa qual abordagem você tente

Curiosamente, embora o estudo acima sugira que, em última análise, pode não haver uma grande diferença na sua capacidade de perder peso, dependendo se você optar por ter pouco carboidrato ou baixo teor de gordura, estudos mais recentes sugerem que realmente não há uma resposta clara. Na verdade, os resultados podem realmente depender de você, pessoalmente – não necessariamente da sua dieta.

Por exemplo, uma revisão sistemática da Cochrane Collaboration analisou as evidências disponíveis de 61 ensaios e quase 7.000 participantes para determinar se a alimentação com baixo teor de carboidratos ou com baixo teor de gordura funcionou melhor para a perda de peso. Em última análise, os pesquisadores descobriram que as duas dietas funcionaram da mesma forma. Estudos de curto prazo, como aqueles que fizeram os participantes seguirem uma dieta baixa em carboidratos ou com baixo teor de gordura por até seis meses, viram o grupo com baixo teor de carboidratos perder cerca de dois quilos adicionais de peso (uma quantidade estatisticamente insignificante). Estudos de longo prazo, que duraram de um a dois anos, viram pouca ou nenhuma diferença na perda de peso.

A descoberta mais importante desta revisão? Enquanto a maioria dos estudos analisou a perda de peso para grupos inteiros, os resultados variaram bastante significativamente de indivíduo para indivíduo. Uma abordagem de baixo teor de gordura funcionou melhor para alguns participantes e não para outros; uma abordagem de baixo teor de carboidratos teve efeitos semelhantes. Isso sugere que realmente não existe uma dieta “melhor” ou “mais saudável” de maneira geral.

Como as dietas com baixo teor de gordura e baixo teor de carboidratos podem afetar a saúde geral

Embora a perda de peso geralmente chame mais atenção quando se trata do debate sobre alimentação com baixo teor de gordura versus baixo teor de carboidratos, essas dietas podem afetar sua saúde e bem-estar de outras maneiras.

Por exemplo, o estudo de 2010 discutido acima pode não ter mostrado “nenhuma diferença” na perda de peso, mas havia implicações maiores para a saúde. Como Bowden explica: “Embora a perda de peso tenha sido semelhante, o grupo com baixo teor de carboidratos teve melhores resultados cardiovasculares. No final de seis meses, o grupo com baixo teor de carboidratos apresentou triglicerídeos mais baixos, colesterol VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa) mais baixo e pressão arterial diastólica mais baixa. Essas diferenças entre os grupos de dieta se igualaram ao final do estudo, mas uma diferença importante que não se igualou foi o colesterol HDL (“bom”). O grupo com baixo teor de carboidratos teve colesterol HDL significativamente mais alto (23% mais alto, para ser exato) ao longo dos dois anos do estudo”.

Isso sugere que uma abordagem de alimentação com baixo teor de carboidratos pode ter alguma conexão com um aumento nos níveis de colesterol HDL (ou “bom”), enquanto uma dieta com baixo teor de gordura não.

Além disso, consumir pouco carboidrato – e aumentar sua ingestão de proteínas – pode ter efeitos benéficos no seu humor e no seu nível de fome. Dois estudos, um de 2005 e outro de 2007 , sugerem que dietas com baixo teor de carboidratos podem oferecer essas vantagens melhor do que dietas com baixo teor de gordura. Isso ocorre provavelmente porque as dietas ricas em proteínas são mais saciantes e comer muita gordura pode ajudar a reduzir o apetite.

E quando se trata de pressão arterial, pesquisas sugerem que dietas com baixo teor de carboidratos e baixo teor de gordura podem reduzir os níveis de pressão arterial a curto prazo.

Então, não há realmente uma abordagem “saudável”. Dependendo de suas necessidades de saúde exclusivas, seu sucesso com diferentes abordagens alimentares e focos de nutrição variará. Como sugere Bowden, “a melhor dieta é aquela que você segue e aquela que você tem apoio para fazer”.