Localizada entre as duas maiores cidades do Brasil, a região do Vale do Paraíba é uma das mais urbanizadas e industrializadas do país. No lado paulista, são mais de 2,1 milhões de habitantes, espalhados em municípios como São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Guaratinguetá.
O vale é estrategicamente localizado também para roteiros turísticos, pois ele abraça duas belas regiões do estado, a Serra da Mantiqueira e o Litoral Norte. O que pouca gente sabe é que os próprios municípios que margeiam o Rio Paraíba do Sul têm boas atrações espalhadas em suas zonas rurais.
Leia mais
+ O melhor dos esportes de natureza na Serra da Mantiqueira
+ Ciclismo no Circuito das Águas de SP: veja o que fazer
+ Essa seleção de livros vai te inspirar em sua próxima aventura
Em Monteiro Lobato fica a Pedra do Om, em uma reserva a 1.300 m de altitude com cachoeiras e rampa de voo livre. Já o Mirante da Pedra de São Francisco é um recanto com belas vistas para a região.
Em Guará, especialmente no bairro do Gomeral, há boas opções de trilhas e cachoeiras, como Poço do Tiozão e Duas Irmãs. Já o Parque da Cidade, no núcleo urbano de Pindamonhangaba, tem uma pista de embalo poliesportiva, tida como o maior pump track do Brasil. Pinda ainda tem duas falésias muito procuradas para escaladas.
Isso sem deixar de mencionar a popular São Francisco Xavier, o distrito mais charmoso de São José. Famosa pelos ateliês e pousadas, São Xico tem um bocado de trilhas, cachoeiras e centros de lazer que oferecem cavalgadas, tirolesa e outras atrações.