Uma avalanche assustadora varreu uma área da estação de esqui Palisades Tahoe, na Califórnia (EUA), na manhã de quarta-feira (10), matando uma pessoa e deixando outra ferida. O deslizamento aconteceu dentro dos limites controlados do local e forçou o fechamento da estação pouco depois de sua abertura.
+ Ela escalou o Everest. Agora vai concorrer a uma vaga no senado dos EUA
+ Teleférico de estação de esqui da Áustria despenca e deixa família ferida
A fatalidade foi confirmada pelo escritório do xerife do condado de Placer por volta do meio-dia, e na quarta à noite as autoridades identificaram a vítima como Kenneth Kidd, de 66 anos, que morava na Califórnia.
Outras três vítimas foram levadas ao hospital, mas foram liberadas após exames com lesões leves. Todos os quatro envolvidos na avalanche eram de fora da região de esqui de Tahoe.
O deslizamento ocorreu por volta das 9h30 na área GS Gully, abaixo do teleférico KT-22. A área KT-22 foi aberta pela primeira vez na temporada 2023-24 na manhã de quarta-feira, após extenso trabalho de controle e avaliação de avalanches. Segundo relatos locais, os primeiros esquiadores desencadearam a avalanche em uma bacia diretamente sob o teleférico. Testemunhas dizem que o deslizamento cobriu toda a largura da bacia.
Segundo autoridades, a avalanche deixou um campo de destroços com 45 metros de largura, 137 de comprimento e 3 metros de profundidade.
Uma grande operação de resgate foi iniciada, com mais de 100 oficiais do Cal Fire, Tahoe Nordic Search and Rescue, o escritório do xerife local e a estação de esqui em busca de esquiadores que poderiam ter sido soterrados pelo deslizamento. O sargento David Smith do escritório do xerife do condado de Placer disse à Associated Press que, até o meio-dia de quarta-feira, todos os esquiadores haviam sido contabilizados.
A estação vizinha de Alpine Meadows também está fechada.
O deslizamento ocorreu depois que a área de Tahoe foi atingida por uma grande tempestade de neve. Às 6h39 da manhã de quarta-feira, o Sierra Avalanche Center publicou um relatório alertando sobre “nevasca de alta intensidade e ventos de força de vendaval”.
“O perigo de avalanche aumentará rapidamente hoje, com avalanches ocorrendo em diversas áreas durante a tarde”, escreveu a agência.
Embora raras, avalanches dentro dos limites controlados acontecem mais do que gostaríamos. Em Alpine Meadows, que está conectada a Palisades Tahoe pelo teleférico Base to Base, um deslizamento dentro dos limites controlados da Scott Chair matou o experiente esquiador Cole Comstock e feriu seu companheiro de esqui em janeiro de 2020.
A estação resolveu uma ação judicial por negligência movida pela esposa de Comstock em 2021. Também em 2020, uma avalanche em Silver Mountain, uma área especializada em Idaho, foi desencadeada por esquiadores cruzando uma travessia. Três pessoas morreram e várias ficaram feridas. E em 2019, um deslizamento dentro dos limites controlados na Kachina Peak de Taos Ski Valley matou dois esquiadores.
Depois de um início lento, a região de Tahoe finalmente começou a receber algumas tempestades de neve, com quase dois metros caindo na última semana e mais a caminho. Embora associemos o risco de avalanche com neve pesada e temperaturas variáveis, este é um bom lembrete de que condições de baixa neve também podem levar a situações perigosas em regiões de esqui. Palisades Tahoe está relatando atualmente uma base de 130 cm em meio à continuação da tempestade de neve e ventos fortes.