Ela escalou o Everest. Agora vai concorrer a uma vaga no senado dos EUA

Por Redação

Foto: Reprodução / Outside USA.

No início desta semana, no Capitólio do Estado de Utah (EUA), a esquiadora, alpinista e ativista climática Caroline Gleich declarou oficialmente sua candidatura para a cadeira no senado dos EUA em Utah, atualmente ocupada por Mitt Romney.

Respondendo ao apelo de Romney por “uma nova geração de líderes”, Gleich traz a paixão pelo meio ambiente e dedicação para superar grandes desafios para o centro de sua campanha.

Veja também
+ O que acontece quando um ciclista amador pedala todo o percurso do Tour de France
+ Veja quando o calor provocado pelo El Niño deve diminuir em 2024
+ Patagonia lança roupa de borracha natural que não vai para o lixo

Gleich é uma conhecida esquiadora, atleta de resistência e ativista pelos direitos ambientais. Ela conquistou alguns dos picos mais altos do mundo, incluindo Everest e Cho Oyu, o sexto pico mais alto do mundo.

Ela também é a primeira mulher a esquiar todas as linhas do “The Chuting Gallery”, o principal guia de esqui da Cordilheira Wasatch, nos EUA. Caroline também é uma ativista dedicada pela justiça social e ambiental. Ela reside em Park City, Utah, com seu marido, Rob Lea.

De acordo com a Outside USA, a visão de Gleich para Utah está enraizada na criação de mudanças positivas, na defesa das pessoas e do planeta, na justiça social e ambiental, e na elevação de questões críticas como qualidade do ar, equidade de gênero e ação climática. Sua jornada, marcada pela conquista de linhas desafiadoras na montanha e pela superação de perdas pessoais, é um testemunho de sua resiliência e dedicação à defesa.

“À medida que começo essa escalada em direção ao senado dos EUA, levo comigo as lições aprendidas ao alcançar picos de montanhas e navegar pelo terreno da vida. Meu compromisso é inabalável – capacitar, proteger e advogar por um futuro mais brilhante”, disse Gleich em comunicado à imprensa, na última segunda-feira (8).

“Fui uma underdog a vida toda, com céticos questionando minha altura, força e bravura para escalar as montanhas mais altas do mundo. No entanto, alcancei o Everest e o Cho Oyu. Quebrei recordes e desafiei limites. Correr para o senado dos Estados Unidos para representar o povo de Utah é, sem dúvida, uma subida íngreme, mas eu não sou estranha a superar desafios.”

Gleich iniciou sua jornada de ativismo por meio de um estágio político na faculdade com Ted Wilson, conselheiro ambiental do Governador de Utah. Isso levou a uma publicação criticando o plano de energia do estado. Desde então, ela colaborou com organizações ambientais sem fins lucrativos, abordando questões como extração de combustíveis fósseis e qualidade do ar.

Reconhecendo a interconexão entre mudanças climáticas, terras públicas e justiça social, ela tornou-se membro da Protect Our Winters e testemunhou perante o Congresso sobre o impacto do clima nos esportes de montanha. Como a primeira capitã da equipe de esqui do Protect Our Winters, liderou 70 atletas advogando por ação climática. Gleich também participou ativamente dos esforços para proteger o Monumento Nacional Bears Ears, organizando eventos beneficentes e testemunhando em audiências federais.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo