Makenna Myler, atleta profissional dos Estados Unidos, tem chamado atenção nas redes sociais por conseguir manter seus treinos mesmo estando grávida de nove meses. A corredora de 30 anos, que participou das Olimpíadas de 2020, recentemente correu 1.600 metros em impressionantes 5.17 minutos a poucas semanas do nascimento de seu segundo filho.
+ Estou grávida, posso andar de bicicleta?
+ Conheça a corredora que arrecadou US$ 1 milhão para pesquisas sobre o câncer
Makenna compete principalmente em corridas de 5 km e 10 km e, antes de engravidar, treinava seis dias por semana. Em 2020, durante sua primeira gravidez, ela manteve os treinos e correu 1.600 metros em 5.25. No mês passado, a norte-americana se desafiou a voltar às pistas e até bater seu próprio recorde, segundo informações do Daily Mail. O tempo médio que mulheres correm esta distância é de 10.40 minutos.
Ver essa foto no Instagram
A atleta tem falado sobre seus treinos durante a gravidez porque recebeu muitas críticas ao mostrar que estava correndo grávida. Ela também deseja mostrar que os corpos de gestantes são capazes de se movimentar.
Makenna afirma que, durante as suas duas gestações, muitas pessoas diziam que ela não deveria treinar tanto enquanto esperava. “Eu pensei que era bastante comum treinar durante a gravidez, mas muitas pessoas acham que não é normal. Parte disso tem sido genético – eu conheço algumas corredoras incríveis que ficaram grávidas e sua pélvis simplesmente não aguentou correr”, conta.
“Muito disso tem a ver com como você fortalece seu corpo antes de engravidar – eu também estava correndo antes da gravidez, o que me ajudou”, explicou ela.
Apesar disso, a corredora também revelou que alguns dias seu corpo não estava a fim de se exercitar e sugere que as gestantes ouçam seus corpos. “Houve tantos dias em que tentei correr durante a gravidez e simplesmente não estava acontecendo, então você não ganha todas as vezes. Mas você continua tentando. No final das contas, é importante ouvir seu corpo e fazer apenas o que você é capaz, porque uma gravidez saudável é o mais importante”.
Makenna conta que foi autorizada por seus médicos a correr e que fala sobre os assuntos nas redes para inspirar outras gestantes. “Para mim, não se trata nem de provar que as pessoas estão erradas, mas de questionar a realidade do que você é capaz”, afirmou.