Crystal River: 5 atividades para fazer nas piscinas naturais da Flórida

Por Outside USA

Crystal River: 5 atividades para fazer nas piscinas naturais da Flórida - Go Outside
Foto: Shutterstock

Na Flórida, é possível praticar atividades ao ar livre e esportes aquáticos o ano todo. A temperatura da água das nascentes naturais nas partes norte e central do estado é de 21 graus Celsius – perfeita para remar e até nadar (às vezes com roupa de mergulho) em qualquer época do ano. As águas hospitaleiras atraem alguns dos moradores mais queridos da região: os peixes-boi da Flórida. Aqui estão as melhores maneiras de experimentar as piscinas naturais ao redor da cidade de Crystal River e observar com ética a vida marinha da Flórida.

+ O que fazer na Flórida: conheça a trilha cênica de 2.400 km do estado
+ Caiaque na Península do Maraú: roteiro pelas águas do Litoral Sul da Bahia

5 atividades para fazer nas piscinas naturais da Flórida

1. Nadar com peixes-boi

A temporada de peixes-boi da Flórida – quando os animais migram das águas frias do oceano para as fontes mais quentes do interior – normalmente se estende de meados de novembro até o final de março. Mas no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River – a única área protegida dedicada à preservação do habitat do peixe-boi da Flórida – os animais residem o ano todo. Durante o inverno norte-americano, a área sustenta uma população de cerca de 800 peixes-boi, e até 100 das chamadas vacas marinhas permanecem durante o verão. A agência Explorida oferece passeios diários que permitem aos visitantes entrar na água e observar os animais de perto em seu habitat natural. Os passeios começam em terra com instruções sobre técnicas de observação passiva e as regras do refúgio para interagir com os peixes-boi. Os passeios geralmente duram três horas e incluem informações sobre os peixes-boi da Flórida e práticas éticas de turismo da vida selvagem.

2. Reme em um caiaque transparente

Os peixes-boi são criaturas tipicamente gentis, mas se estar na água com eles parecer assustador, opte por uma visita guiada a Crystal River em um caiaque transparente. Seu guia irá levá-lo através de Kings Bay até Crystal River e seus canais de conexão, onde os peixes-boi normalmente se reúnem. Do seu caiaque totalmente transparente, você observará facilmente qualquer peixe-boi que encontrar, além de golfinhos, tartarugas e uma variedade de peixes. Acima da superfície, observe os pássaros que nidificam no dossel do mangue. Este passeio de 2,5 horas é adequado para remadores iniciantes e intermediários e pode acomodar até dez convidados.

3. Faça um passeio de aerobarco

Projetados para viagens por pântanos, os aerobarcos oferecem uma maneira eficiente e divertida de explorar as piscinas naturais da Flórida. Em vez de usar hélices na água como barcos a motor, esses barcos de fundo chato são movidos por hélices do tipo aeronave, tornando-os ideais para navegar em águas rasas. Faça um passeio guiado de aerobarco pelo rio Homosassa para conhecer partes do pântano que poucas pessoas veem. Ao longo do caminho, seu capitão apontará a vida selvagem marinha, que pode incluir águias, aves marinhas, golfinhos, peixes-boi, tartarugas e jacarés.

3. Visite Three Sisters Springs

Parte do Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River, Three Sisters Springs é um pântano protegido de 23 hectares, com trilhas para caminhada e ciclismo por toda parte. Para ter a oportunidade de avistar peixes-boi em terra firme, dirija-se ao calçadão com vista para as nascentes. Lá, você também pode encontrar répteis nativos, anfíbios e mais de 100 espécies de pássaros. Devido à erosão da costa, os visitantes não podem acessar a água de dentro do refúgio. Em vez disso, para experimentar Three Sisters Springs na água, vá em uma embarcação movida a energia humana das rampas públicas para barcos no Kings Bay Park ou no Hunter Springs Park e reme menos de 3 km até as nascentes. Os aluguéis estão disponíveis em vários fornecedores locais perto de Kings Bay.

4. Assista ao pôr do sol no Crystal River Archaeological State Park

O Crystal River Archaeological State Park protege um local cerimonial de nativos americanos, incluindo túmulos e montes de templos que datam de antes da chegada dos europeus ao continente. Considerado um dos locais nativos americanos continuamente ocupados por mais tempo na Flórida, a área foi habitada por cerca de 1.600 anos pela cultura da Ilha Weedon – um nome usado por arqueólogos, pois não há registro de como essas pessoas se chamavam. Os arqueólogos estimam que cerca de 7.500 nativos americanos viajavam para este local anualmente para negociar e enterrar seus mortos. É fácil ver por que eles valorizaram este local ao longo do Crystal River quando você vê o pôr do sol no calçadão no topo de um monte de templo.