O que fazer na Flórida: conheça a trilha cênica de 2.400 km do estado

Por Outside USA

O que fazer na Flórida: conheça a trilha cênica de 2.400 km - Go Outside
Foto: Shutterstock

Há muito mais natureza, vida selvagem e ecossistemas para conhecer na Flórida, nos Estados Unidos, do que a maioria das pessoas pensa. Um exemplo é a Florida Trail, ou Trilha da Flórida, que atravessa mais de 2.400 km de praias, pântanos, florestas de pinheiros e campos.

Apenas cerca de 30 pessoas tentam percorrer a trilha todos os anos, em comparação com as milhares que se dirigem para a Trilha dos Apalaches e a Trilha Pacific Crest, também nos EUA. Se você quer solitude, vida selvagem e direito de se gabar, esta é a trilha ideal para você. Como bônus, a Florida Trail fica aberta o ano todo, sem preocupações com neve em sua elevação máxima de 90 metros.

+ 5 das trilhas mais bonitas do mundo para fazer em 2023
+ O que fazer na Croácia, um dos destinos mais econômicos da Europa

A rota da Florida Trail

A Florida National Scenic Trail de 2.400 km se estende desde os manguezais da Big Cypress National Preserve até as praias de areia branca do Gulf Island National Seashore. A maioria dos trilheiros começa no sul, onde podem fazer a parte mais quente do trekking primeiro. Os primeiros 39,5 km passam por pântanos de ciprestes subtropicais, ilhas pontilhadas de pinheiros e pradarias de saw palmetto. Acampe no Seven Mile Camp e ouça perus selvagens, falcões e o grito característico de um lince.

A próxima seção sobe para uma região mais seca da Big Cypress National Preserve, com vista para o pântano exuberante. Existem três parques de campismo ao longo deste trecho: Carpenter Camp, Panther Camp e CCC Camp. Os próximos 64,8 km percorrem um terreno semelhante na Reserva da Tribo Seminole. De lá, siga para o Lago Okeechobee, um dos maiores lagos do país com 1.90 km². Esta seção da trilha segue canais e diques ao longo da água. A sombra pode ser difícil de encontrar aqui, mas as vistas panorâmicas do lago (lar de garças, garças e cotovias), redes de palmeiras e campos de cana-de-açúcar compensam isso. Escolha a rota leste ou oeste ao longo do lago; ambos valem igualmente a caminhada. Ambas as rotas do lago somam cerca de 145 km.

Depois de Okeechobee, siga para a selva de Marshall Swamp, onde a planície de inundação do Silver River percorre 51,5 km através de ilhas arenosas de pinheiros, florestas de madeira de lei e pântanos cheios de enormes árvores e samambaias. Os próximos 64,4 km misturam singletracks, ciclovias e caminhadas em antigas fazendas, florestas de carvalhos e cidades históricas. Atravessando a Withlachoochee State Forest, a trilha sobe em dunas repletas de acampamentos. Avistamentos de vida selvagem são quase garantidos ao longo deste trecho de 48 km; os cervos são os mais comuns, mas as panteras da Flórida também vivem aqui.

Trilha da Flórida - Big Cypress National Preserve
Big Cypress National Preserve – Foto: Shutterstock

A partir daí, a trilha se divide temporariamente nos corredores leste e oeste. Para a seção oeste, retorne ao pântano ribeirinho e às florestas de madeira de lei pelos próximos 80 km, mantendo-se atento a tatus, linces, raposas e jacarés. A próxima seção, na parte leste do Green Swamp, onde quatro dos principais rios da Flórida começam. Alguns dos 40 km no pântano muitas vezes exigem caminhar por planícies aluviais de ciprestes, então venha preparado. Os próximos 80 quilômetros são uma caminhada sem parques de campismo designados, embora existam vários hotéis simples.

Para a seção leste, deixe as estradas para a floresta novamente por 55 km de parques e reservas, que abrigam um cipreste de 2.000 anos e uma grande população de ursos negros. A próxima seção mistura estradas e trilhas novamente por 48 km, passando por alguns dos maiores ciprestes do estado. As águias americanas também fazem ninhos ao longo desse trecho. De lá, retorne ao deserto por 56 km. Na primavera, íris silvestres florescem nas florestas de pinheiros e ciprestes e ao longo das margens das áreas mais pantanosas. Mude para trilhas ferroviárias pelos próximos 60,7 km, onde o Allen Broussard Conservancy oferece um dos poucos acampamentos ao longo da rota com chuveiro. Dirija-se às pradarias úmidas ao redor do Lago Kissimmee. Esses 85 km podem ser bastante expostos, então esteja preparado para sol, calor e tempestades. O Kissimmee Prairie Preserve State Park, perto do final da seção, tornou-se o primeiro local Dark Sky da Flórida em 2016.

As duas rotas se juntam novamente quando a trilha sai da pradaria para seguir o rio Kissimmee por 53 km. Pule de lá para o rio Suwanee, uma das seções mais altas e baixas da trilha. Os 114 km paralelos ao Suwanee incluem várias cachoeiras, um redemoinho e quatro acampamentos primitivos. Do Suwanee, siga para a floresta de pinheiros longleaf, que forma um habitat privilegiado para o urso-negro da Flórida, por 40 km, depois atravesse de volta para o Suwanee e as corredeiras em Big Shoals. A próxima seção segue para estradas rurais e através da floresta de pinheiros por 37 km. Dirija-se a dunas mais secas pelos próximos 113 km, atravessando o planalto central da Flórida. Mais espécies de árvores do norte começam a aparecer aqui, incluindo choupos e cornisos. Confira as azáleas floridas ao longo da trilha na primavera. Os próximos 138,7 km atravessam a Floresta Nacional de Ocala, onde foram pintadas as primeiras orquídeas para a Florida Trail. Esta seção permanece em terras altas arborizadas, lar de ursos negros, tatus e cobras da Páscoa. Você pode acampar em qualquer lugar da Ocala, mas durante a temporada de caça é recomendado manter os locais estabelecidos.

Os últimos 545,5 km de trilha seguem para o Panhandle da Flórida para os pontos mais altos e a maioria das escaladas da trilha, incluindo vários quilômetros vagando por louros da montanha e azaleias selvagens, florestas de pinheiros que dão lugar a estuários repletos de vida selvagem e, finalmente, 40 km de paisagens espetaculares de praia andando em Gulf Islands National Seashore.

Foto: Shutterstock

Equipamento para a Trilha da Flórida

A maior preocupação na Florida Trail é a água, esteja você caminhando por ela em um pântano de ciprestes ou pego em uma chuva forte ao ar livre. Traga camadas impermeáveis, tanto uma jaqueta quanto uma calça, além de polainas e botas impermeáveis. Meias extras também são aconselháveis, caso a água esteja muito alta ou a impermeabilização dos pés falhe. Embora as temperaturas no inverno ainda possam chegar a 27 a 27 graus Celsius, elas também podem ocasionalmente cair muito; certifique-se de colocar uma camada isolante leve também. Sua barraca deve ter uma capa de chuva durável e comprovada.

Permissões para a Florida Trail

A Florida Trail Association exige que os caminhantes os notifiquem de seus planos no mínimo 30 dias antes de iniciar a caminhada. Embora a maior parte da trilha não exija licenças, algumas seções – incluindo a Reserva Nacional Big Cypress e a Reserva da Tribo Seminole – exigem permissçies para viajar ou acampar. Verifique o manual de dados da Florida Trail Association para obter as informações mais recentes sobre quais pontos exigem licenças ou reservas.

Quando caminhar pela Trilha da Flórida

A maioria dos caminhantes inicia a Florida Trail no inverno estadunidense (entre dezembro e março), principalmente em janeiro, e leva de dois a três meses para completar toda a rota indo do sul para o norte. Isso mantém toda a caminhada na estação mais seca da Flórida e também evita a temporada de caça no outono do país.

Você pode fazer caminhadas diurnas, caminhadas em seções ou caminhadas pela Trilha da Flórida em qualquer época do ano, mas durante a temporada de caça, certifique-se de trazer roupas brilhantes e fazer barulho. Os verões na Flórida são muito quentes e fortes tempestades são comuns: se você caminhar durante o verão, certifique-se de ter protetor solar e chapéu, roupas à prova d’água e um plano de resgate se o tempo se tornar um problema.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo