O arqueólogo experimental Markus Klek parece estar se divertindo ao caminhar pela Suécia com equipamentos da Idade da Pedra.
De acordo com o site Explorersweb, a “Caminhada Nórdica 2024” é o esforço de Klek, com a mão na massa, para entender melhor o design dos equipamentos neolíticos.
Veja também
+ Geração de lixo no mundo pode chegar a 3,8 bi de toneladas em 2050
+ Top esportivo pode restringir respiração e afetar a performance, mostra pesquisa
+ 8 benefícios da cerveja para a saúde que os corredores vão adorar
O plano: construir um kit com materiais tradicionais como partes de renas e lascas de pedra, e então ver como ele se comporta no rigoroso inverno escandinavo
“A ideia é testar o equipamento e ver como era possível viajar durante a Idade da Pedra”, disse Klek durante uma transmissão ao vivo que antecedeu a tentativa.
O equipamento de Klek é simples. Um trenó, raquetes de neve, um casaco e botas são os destaques da lista.
Ver essa foto no Instagram
O pesquisador alemão chama seu trabalho e conceito de Paläotechnik. Suas áreas de foco incluem métodos tradicionais de tratamento de peles de animais, como curtimento com gorduras e fumaça.
Ele constrói alguns de seus produtos “arqueotécnicos” para testar em campo, e alguns para propósitos como réplicas para museus.
Seu sucesso provavelmente dependerá da sua habilidade na construção das vestimentas. Pesquisadores descobriram em 2020 que roupas feitas de materiais naturais como pele de rena impedem o resfriamento do corpo humano melhor do que os análogos modernos, de acordo com o Polar Journal.
Klek não se jogou de cabeça sem pensar. Ele gastou “incontáveis” horas construindo seu equipamento, que ele então testou em casa na Floresta Negra.
“Levei alguns anos para decidir, ‘Ok, vamos testar isso em uma viagem assim'”, disse Klek em uma transmissão ao vivo. O vídeo apresenta antes o clássico rótulo “Não tente isso em casa”.
Seu primeiro relatório diretamente do campo refletiu satisfação. “Estou com ótimos espíritos”, disse Klek — apesar das botas congeladas pela manhã.