Você sabe como conservar suas verduras frescas na geladeira? Folhas tenras como rúcula, espinafre e alface podem durar até uma semana quando armazenadas adequadamente, enquanto as mais resistentes como couve, repolho e acelga podem durar um pouco mais do que isso – quando armazenadas adequadamente. E essa é literalmente a chave.
+ Guia alimentar: como organizar refeições saudáveis para a semana
+ 7 alimentos para te ajudar a dormir melhor
A nutricionista clínica e autora Cathy Serif é uma autoproclamada especialista em verduras. “Eu as compro frescas a cada dois dias”, diz ela. “Minhas favoritas são espinafre e mix de folhas. Estou constantemente no mercado; Eu deveria ter ações em mercearias!”, brinca ela.
Muitas vezes, apenas alguns dias depois de levar para casa as folhas verdes, elas se tornam viscosas, murchas e não comestíveis. É o suficiente para odiá-las para sempre – mas não desista ainda. Essas dicas vão mantê-las frescas por mais tempo.
Comece por conservar as verduras separadamente
É fácil chegar em casa de uma viagem de supermercado e jogar seus produtos na geladeira sem pensar duas vezes, mas preste atenção onde você coloca suas folhas verdes. Eles são sensíveis a frutas que liberam gás etileno (conhecido como hormônio do amadurecimento).
Abaixo está uma lista de produtores de etileno e alimentos sensíveis ao etileno para armazenar em extremidades opostas da geladeira.
Produtores de etileno
- Melão japonês
- Abacate
- Maçã
- Pimenta
- Tomate
Sensível ao etileno
- Couve
- Alface
- Espinafre
- Repolho
Evite lavar imediatamente
Quando você chegar em casa do supermercado, guarde suas verduras na geladeira. Somente quando estiver pronto para comer ou preparar as verduras, coloque-as em uma peneira e enxágue bem, arrancando as folhas já murchas ou danificadas.
+ 5 lanches noturnos para todo tipo de desejo
“Sei que muitas pessoas lavam as verduras primeiro”, diz Seif. “mas é minha experiência trabalhando com verduras com frequência, especialmente para sucos, que elas ficam viscosas se lavadas antes de serem armazenadas em recipientes.”
Depois, seque as folhas batendo-as com um papel toalha. Qualquer umidade acelerará o processo de murchamento, por isso, é importante secá-las bem.
“Quando você lavar folhas verdes, não use sabão!” Adiciona serifa. “O sabão deixará um resíduo que não é seguro de ingerir.”
A partir daí, você pode escolher um dos seguintes métodos de armazenamento para manter as verduras frescas por mais tempo.
O método de ensacamento
Uma maneira de manter suas verduras frescas é armazená-las em um saco hermético (recomendamos as sacolas reutilizáveis da Stasher ) com um papel toalha dobrado dentro. Isso absorverá qualquer umidade que possa se acumular para evitar o apodrecimento precoce.
Se estiver transferindo as verduras para um recipiente hermético, estique o papel toalha na parte superior antes de fechar a tampa.
Congelar para mais tarde
Para manter suas folhas verdes frescas no freezer, primeiro você precisa escaldar.
O branqueamento é fácil: coloque as verduras em uma panela com água fervente (em pequenos lotes) e deixe descansar por dois minutos. Para espinafre especificamente, deixe ferver por 90 segundos. Nota: Inicie o cronômetro quando a água começar a ferver novamente depois de colocar as verduras.
Depois, retire as verduras e esfrie-as em uma tigela com gelo ou água gelada pelo mesmo tempo em que estavam fervendo. Escorra, seque e congele em sacos ou recipientes herméticos. Dessa forma, suas verduras devem permanecer frescas por 8 a 12 meses.
No balcão
Algumas folhas verdes como couve, acelga e beterraba podem ser armazenadas no balcão da cozinha em um copo de água, bem como um buquê de flores. Certifique-se de aparar as pontas antes de colocá-las em um copo de água fria e borrifar diariamente.
“No que diz respeito às ervas frescas, eu as mantenho armazenadas na geladeira, em um pote de vidro (tampa) com as hastes em água para aumentar sua vida útil”, diz Serif. “Ou com ervas como manjericão, compro a planta e colho as folhas conforme necessário. Esta é a maneira mais fresca possível de comer manjericão ou outras ervas também!”
Compre com menos frequência
Nos Estados Unidos, o desperdício de alimentos é aproximadamente 30-40% do suprimento de alimentos. 28% disso são produtos sendo jogados pelos consumidores em casa. Uma alteração de estilo de vida que você pode fazer para combater isso é comprar seus produtos frescos com mais frequência e em menores quantidades.
“Para mim, comprar meus vegetais e folhas verdes em pequenos lotes é o melhor caminho a seguir”, diz Serif. “Então, tudo se mantém bem porque é apenas por alguns dias no máximo.”