O cume é apenas metade do caminho. O mais importante é voltar para casa. A lição aprendida, em 2007, numa dura expedição ao Denali, no Alasca – que faz parte dos Sete Cumes, conjunto das maiores montanhas de cada continente – acompanha Roman Romancini desde então.

E foi fundamental para que ele não só chegasse ao topo do Everest no dia 16 de maio de 2018 após um grave acidente, um câncer, algumas tentativas frustradas e inúmeros desafios, mas principalmente voltasse de lá.

Décimo oitavo brasileiro a alcançar o cume da montanha mais alta do mundo, Romancini narra sua impressionante trajetória em Além dos sonhos, escrito em parceria com Rafael Duarte, da produtora Bambalaio, que documentou o feito no filme de mesmo nome.

Além dos sonhos: leia com exclusividade o primeiro capítulo aqui

Os autores participam de um bate-papo e noite de autógrafos no Rio de Janeiro, dias 20 e 21 de novembro, e em Brasília, em 1º de dezembro.

Executivo da área de tecnologia, Roman Romancini é formado em Física pela Unicamp. E foi no muro de escalada do campus da prestigiada universidade, nos anos 1990, que ele teve seu primeiro contato com a verticalidade, como conta nos primeiros capítulos do livro.

Para um jovem físico e atleta acostumado a esportes mais tradicionais como natação e ciclismo, aquela era uma “biomecânica completamente nova”, e logo o universitário, fascinado, era um dos fundadores do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp (Geeu). O Everest era, então, apenas uma montanha do outro lado do mundo que ele havia descoberto, ainda menino, ao ver uma foto do primeiro alpinista a alcançá-la, em 1953, folheando uma enciclopédia Barsa. Mas um sonho começava a tomar forma naquele muro. E ele tinha mais de 8.000 metros de altura.

A sua realização não seria fácil. Porém, a conexão de Romancini com a montanha e sua capacidade de superar limites e vencer as adversidades não o deixaram desistir. Entre as maiores estão o acidente de bicicleta, na verdade um atropelamento, no início de 2011, a 40 dias daquela que seria a expedição da sua vida.

Livro traz a história de superação de Romancini. Foto: Rafael Duarte

Foram nove meses apenas para voltar a andar e muito foco na reabilitação. Cerca de um ano depois, um diagnóstico de tumor maligno na tireoide o levou de volta ao centro cirúrgico. Mas, além do montanhista, o profissional, o marido, o pai, as várias personas de Roman Romancini não estavam dispostas a abrir mão de viver e de sonhar. A resiliência e a humildade aprendidas na prática do montanhismo nunca foram tão necessárias.

Além dessas virtudes, o autor destaca outras habilidades igualmente importantes que esse esporte radical e profundamente ligado à natureza lhe ensinou, como a concentração e a capacidade de discernimento. “Escalando aprendi a nunca deixar de lado o todo, mas me manter muito focado no próximo movimento. Por mais singelo que seja”, diz. E destaca também a importância de um bom planejamento, fundamental não só para quem deseja escalar uma montanha, mas para realizar qualquer coisa na vida. Com a experiência de quem já chegou a quatro dos famosos Sete Cumes, Romancini conhece muito bem a diferença entre uma simples aventura e uma expedição. E traz esse aprendizado para o dia a dia e para a carreira no mundo corporativo.

Veja também
+ Especial montanhismo: a história das pioneiras do Monte Everest
+ Quer encarar uma alta montanha? Veja por onde começar
+ Primeira expedição ao Monte Everest completa 100 anos

Cada capítulo de Além dos sonhos é repleto de adrenalina, mas também de reflexão: os desafios físicos, mentais e emocionais; os dilemas pessoais e familiares; as relações de amizade e confiança desenvolvidas ao longo do caminho; as perdas, incluindo a do amigo Vitor Negrete, primeiro brasileiro a escalar o Everest sem suporte de oxigênio, que não resistiu à descida, em 2006; as tomadas de decisão no limite entre a vida e a morte. Romancini compartilha com o leitor cada conquista, mas também tudo que passou para chegar até ali. E para voltar para casa, afinal. Um livro emocionante e inspirador não só para praticantes de montanhismo e atletas em geral, mas para todos que gostam de uma boa história.

A obra é uma realização da editora Bambalaio, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e patrocínio da Oliveira Trust.

Capa do livro Além dos sonhos. Foto: Reprodução.
Além dos sonhos – Da cama ao cume: A história do homem que desafiou o impossível

Autores: Roman Romancini & Rafael Duarte
Páginas: 176
Formato: 16×23 cm
Preço: R$ 49,90
Preço e-book: R$ 39,90

Eventos de lançamento:

Bate-papo com os autores no Rio Mountain Festival
20 de novembro, às 17h15, CCBB RJ (Rua Primeiro de Março, 66)

Noite de autógrafos (Rio de Janeiro)
21 de novembro, às 18h30, Livraria Argumento (R. Dias Ferreira, 417, Leblon)

Noite de autógrafos (Brasília)
1º de dezembro, às 19h, Livraria da Travessa (SGCV/Sul Lote 22 – 4A
CasaPark Shopping)







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo