Sou corredor e terminei minha temporada de competições, mas tenho ficado super vigilante com o meu peso. Há algo de errado em engordar alguns quilos durante as festas de fim de ano?

Aproveite o panetone. Para atletas, não há nada errado em engordar alguns quilos durante as festas de fim de ano. De fato, para alguém como um corredor que está competindo com o peso da corrida, é saudável aumentar um pouco durante o período de descanso.

“Este pode ser um ótimo momento para trabalhar sua força e resistência, realmente se alimentando bem e dando ao seu corpo um pouco de combustível extra”, diz o personal trainer Jim White. “É difícil manter uma dieta super controlada durante as férias, e dar um tempo nela dará a você um respiro físico e mental”.

É possível comprometer sua imunidade se você restringir calorias e, portanto, restringir os nutrientes necessários para que seu corpo funcione de maneira ideal, diz White. A adição de alguns quilos a mais pode ajudar seu corpo a se defender melhor contra o estresse, as demandas de exercícios e os germes de resfriado e gripe.

+ 4 drinks inusitados (e saborosos) com Gin para celebrar o fim do ano

Mas você ainda precisa ser esperto com o que está comendo – e não exagere. Em outras palavras, aproveite essa fatia de bolo, mas não coma uma torta inteira em um dia. “Seja treinando ou não, você nunca deve tentar comer muitas sobremesas ou alimentos ricos em açúcar”, diz Alicia Shay, nutricionista e corredora profissional. “Muita indulgência fará com que você se sinta pesado e deprimido quando o treinamento for retomado.”

Em vez de tentar ganhar peso, diz Shay, deixe que isso aconteça naturalmente como resultado de sua diminuição do treinamento. “Não há necessidade de tentar fazer isso, mas não há problema em permitir que isso aconteça sem entrar em pânico”, diz ela.

Ganhar peso da maneira saudável significa desfrutar de uma dieta equilibrada e preencher proteínas e carboidratos complexos, como batata doce, arroz integral, abóbora e abóbora e pães e cereais integrais, diz White. E não há problema em se permitir algumas refeições prazerosas e clássicas desta época do ano, mas siga o conselho de Shay: “Moderação é a chave”, diz ela. “Uma boa orientação é comer 80 a 90% saudável e leve e permitir aquela escapada da dieta de 10 a 20% do tempo”.

+ 5 metas de saúde que você não deve fazer no próximo ano

Com frequência, diz White, os atletas fazem uma de duas coisas durante o período de descanso: alguns se esforçam demais para manter o peso baixo o ano todo, o que pode levar a deficiências nutricionais e imunidade comprometida. Mas, mais frequentemente, ele diz, eles usam o intervalo como uma desculpa para cometerem deslizes na alimentação.

Andrew Lemoncello, maratonista olímpica e corredor de obstáculos, tem sido esse cara. Em sua lua de mel em um hotel com tudo incluído, alguns anos atrás – que aconteceu logo após a temporada de maratonas -, ele acumulou 8 quilos.

“Saí dessa corrida um pouco mais leve que o normal, cerca de 64 kg, e minha missão era comer e beber o máximo que pudesse por uma semana”, diz ele. Para ele, no final, foi um pouco extremo. “Os primeiros dois ou quatro quilos perdi logo quando voltei, mas provavelmente levou um mês para perder o resto e voltar ao meu peso normal”.

Para os amadores, um ganho de peso tão grande levaria muito mais tempo a perder. Essa deve ser sua principal motivação para manter as coisas relativamente saudáveis, diz Shay. Normalmente, Lemoncello ganha apenas dois a quatro quilos durante sua entressafra, o que, segundo ele, lhe dá energia e incentivo extras quando ele inicia o treinamento.

+ Comer com prazer ainda é o melhor caminho, diz nutricionista

Esse é o caminho certo, diz White, que recomenda não engordar mais que cinco a 10% do seu peso corporal normal.

As chances são de que você não chegue a esse ponto. De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, o ganho de peso médio durante o período de férias é de apenas um quilo. O verdadeiro problema para a maioria das pessoas, dizem os especialistas, é como essas quilos podem aumentar ao longo dos anos.

Conclusão: não se preocupe em engordar um quilo ou mais na festas de fim de ano. Especialmente se você estiver com um peso de competição nos últimos meses, o peso extra pode ajudar seu sistema imunológico durante o período de descanso, garantindo que seu corpo esteja recebendo vitaminas e minerais essenciais. Apenas certifique-se de que sua dieta de férias não consiste inteiramente de rabanadas e panetone – deixe espaço para alimentos saudáveis.