Ações socioambientais ganham destaque no Sertões Kitesurf

Por Redação

Ações Sertões
Inédita travessia de kite terá ações paralelas com foco na saúde e sustentabilidade do Nordeste brasileiro. Foto: Eliseu Souza.

As ações sociais e de preservação ambiental terão destaque durante os sete dias do rally Sertões Kitesurf, desafio inédito de 500 km que vai percorrer os litorais do Rio Grande do Norte e Ceará.

+ Sertões Kitesurf promete dias de aventura e competição no Nordeste
+ De Touros ao Preá, conheça o fascinante trajeto de 500 km do Sertões Kitesurf
+ Onde praticar diferentes modalidades de kitesurf

A SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões) levará o seu DNA social ao evento e programou mutirões de atendimentos médicos gratuitos entre os dias 8 a 13 de outubro, na cidade de Cruz (CE), palco da chegada do Sertões Kitesurf.

Serão quatro dias de atendimentos focados em mulheres encaminhadas da fila de espera do SUS e em cerca de 300 crianças que desde 2019 aguardam por uma consulta com um oftalmologista, atendimento que foi interrompido durante a pandemia de Covid-19.

“Essa é uma ação que não termina com o Sertões Kitesurf. Já estamos há mais de um ano na região com atendimento por telemedicina e continuaremos a atender a população nas nossas UTAs (Unidades de Telemedicina Avançada), estruturas adaptadas com consultórios e equipamentos de ponta para realização de exames, triagem de câncer de colo de útero e de pele, cirurgias odontológicas e muito mais”, explica Adriana Mallet, médica e CEO da SAS Brasil.

Em agosto, durante o consolidado Rally dos Sertões 2021, que também é organizado pela Dunas Race, a SAS Brasil percorreu 2 mil quilômetros, por três estados e quatro cidades, beneficiando mais de 10 mil pessoas. Com ações presenciais e remotas, já são mais de 130 mil pessoas beneficiadas pela iniciativa ao longo dos anos de atuação.

Equipe da SAS Brasil programa mutirão durante o Sertões Kitesurf. Foto: Divulgação.

Além disso, o Sertões Kitesurf receberá uma série de ações socioambientais paralelas lideradas pela equipe Soul Global, uma das participantes da prova.

Nos 500 km percorridos entre as vilas de São Miguel do Gostoso (RN) e Preá (CE), será estruturado um programa efetivo de coleta correta de resíduos, energias renováveis, neutralização de carbono e tratamento de água para toda a região.

De acordo com o ambientalista Caio Queiroz, responsável pela iniciativa, o investimento total pode chegar a R$ 20 milhões e as ações terão início na abertura da competição. 

“As ações acontecerão em busca de promover o ecoturismo e o turismo sustentável no Brasil, pensando em pontos essenciais como uma viagem com mínimo de impacto ambiental e a proposta de deixar um legado socioambiental nas regiões atendidas pelo evento”, conta Queiroz.

Parceria com Guilly Brandão

Uma parceria com o tricampeão mundial de kitesurfe Guilly Brandão – um dos participantes do Rally – será formada com o objetivo de impactar ainda mais pessoas, mostrando a importância da luta pelo esporte e meio ambiente.

“A nossa ideia é juntar o legado do kitesurfe, que é um esporte que vem crescendo cada dia mais, com o legado socioambiental. Dessa forma, nós podemos impactar tanto as pessoas que praticam o esporte, quanto quem assiste e turistas das regiões, a olharem mais para o meio ambiente e cuidarem de todo esse espaço”, explica Caio.

O Sertões Kitesurf acontece nos próximos dias 8 a 14 de outubro e terá as categorias Elite, para os velejadores mais experientes; Adventure, com aproximadamente 50% do trajeto da Elite (260 km); e Master, para quem tem mais de 50 anos, com o mesmo percurso da categoria Adventure.

A travessia será feita de downwind, modalidade do kite em que os atletas usam o vento a favor para percorrer distâncias curtas ou mais longas.