À medida que os espaços ao ar livre se tornam extremamente populares, as rotinas dos banheiros privados se tornam uma questão pública. Embora você possa se sentir sozinho e distante, os corredores de trilha desempenham um papel vital no cenário geral.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
Além de maus odores e falta de aparência, dejetos humanos e lixo de banheiro se acumulando no sertão apresentam problemas sérios, incluindo contaminação da água e do solo, influenciando o comportamento da vida selvagem e impactos na vegetação. Práticas de higiene inadequadas também podem levar a doenças ou infecções graves.
“A prevalência de lenços para ir ao banheiro aumentou, o que eu vi atrás de rochas ou a 3 metros da trilha nas Dolomitas italianas, na Patagônia e na Islândia – os lugares mais bonitos do mundo”, diz Elinor Fish, fundadora da Run Wild Retreats , que corre em destinos internacionais há mais de 20 anos e lidera retiros em 10 países. “A corrida em trilha e a caminhada estão se tornando mais populares. Nem todo mundo que sabe fazer ‘isso’ de forma responsável gera impacto.”
Para apontar, o Colorado está investindo recursos para resolver esse problema gigante de cocô com a campanha “Doo” Colorado Right de 2023, fornecendo educação e 3.500 kits de banheiro PACT Lite gratuitos ao ar livre – um novo estojo de viagem de 120 gramas facilmente embalável com suprimentos para penico e comprimidos de micélio para ajude o cocô a se decompor – por meio de centros de visitantes e organizações de trilhas. O micélio é o sistema radicular dos fungos e decompõe a matéria orgânica do solo, decompondo as fezes dez vezes mais rápido e adicionando nutrientes por meio da conversão.
Fique à frente dos movimentos intestinais
Como corredores de trilha, o primeiro passo para ir ao banheiro ao ar livre é ficar à frente da curva. “Faça uma rotina para ir ao banheiro antes de correr – como tomar café, tomar café da manhã ou se alongar. Antes de sair, observe se os banheiros estão no início da trilha, nas proximidades ou no caminho ”, diz Faith Overall, gerente de engajamento comunitário da Leave No Trace (LNT).
O Run Wild Retreats, um parceiro corporativo da LNT, pede aos participantes que usem os banheiros em vez de irem ao ar livre, uma diretriz facilitada com um pouco de previsão criativa no planejamento de rotas. Os banheiros costumam ser feitos no início e no final, bem como ao longo do dia em cabanas públicas nas montanhas, como os rifugios da Itália, com banheiros pagos.
“A maneira mais limpa de fazer cocô na floresta é não fazer cocô na floresta. Se você pode se preparar e cuidar dos negócios antes de entrar na trilha, é mais fácil”, concorda Forrest Boughner, fundador da Alpine Running Guides , com sede em Montana , que oferece viagens guiadas de corrida em trilhas pelo oeste.
“Inevitavelmente, as pessoas precisam fazer cocô na floresta”, acrescenta Boughner. Em cada viagem, Alpine Running Guides carrega um único saquinho ziplock para o grupo com um frasco de desinfetante para as mãos e uma fileira dobrada de papel higiênico – dois envoltórios completos em torno de uma mão por pessoa – mais dois sacos opacos.
É importante se afastar alguns metros da trilha ou fontes de água, para evitar que outros visitantes dê de cara com o território usado ou até mesmo a contaminação da água.
Encontre uma árvore ou arbusto para se agachar atrás. Cave um buraco de 15 a 20 centímetros no chão, faça a ação e cubra as fezes com o solo que foi removido. “Se você estiver em um ambiente desértico, cave um buraco de 10 a 15 centímetros de profundidade, porque a composição do solo não é tão rica para a decomposição de dejetos humanos. É útil que o cocô fique mais perto do sol ”, diz Overall.
Fazendo uma pausa para fazer xixi
Para chegar ao primeiro lugar, da mesma forma, caminhe alguns metros fora da trilha, longe de fontes de água, e agache-se ou fique em pé discretamente. Não é necessário cavar um buraco. Uma alternativa para embalar se higienizar é usando um pano de xixi reutilizável e antimicrobiano. “Em áreas alpinas ou vegetação sensível, recomendamos que as pessoas façam xixi em rochas ou solo resistente. Não queremos animais selvagens desenterrando plantas: alguns obtêm nutrientes lambendo o xixi humano”, diz Overall. Agache-se mais baixo para evitar respingos.
Pegue uma borrifada ou um pouco de desinfetante para as mãos depois de fazer xixi também. Mantenha um pequeno recipiente de viagem no bolso frontal de sua mochila ou cinto de corrida, ou cós de vestuário, próximo ao seu protetor labial SPF.
“Para qualquer coisa relacionada ao banheiro, tenha um desinfetante para as mãos à mão, especialmente em um ambiente de grupo onde você pode ajudar alguém a ajustar a mochila ou pegar a comida do grupo. Não é preciso muita exposição a bactérias para que as pessoas fiquem doentes”, diz Boughner.
Para corredores que estão passando por um ciclo menstrual, comece a corrida com um absorvente interno, absorvente interno ou coletor menstrual vazio, aconselha a guia de corrida em trilha Sarah Boughner, do Alpine Running Guides. Se você precisar substituir um produto de higiene menstrual na trilha, pegue o saquinho de banheiro mencionado acima e saia da trilha. Higienize as mãos antes e depois de manusear produtos de higiene menstrual.
“O importante é estar atento ao quão limpo e higiênico você está sendo. Você não quer mexer no coletor menstrual se suas mãos estiverem muito sujas”, diz Overall.
Coloque os resíduos artificiais usados em um saco opaco e embale as embalagens dos produtos novos. Para esvaziar um copo menstrual, cave um buraco de 15 a 20 centímetros de profundidade e enterre o líquido como faria com as fezes. Depois, tente enxaguar as mãos com água, se possível, antes de higienizar pela segunda vez.
Veja como ir ao banheiro lá fora
Encontrar um banheiro a 60 metros da trilha nem sempre é fácil, especialmente se o ecossistema ao redor for sensível ou se você estiver em uma rota estreita e íngreme com exposição. Os padrões de tráfego também criam rastros e o impacto se acumula.
Tenha cuidado para evitar a tundra alpina nas montanhas e a crosta viva do solo biológico , também chamada de crosta criptobiótica do solo, no deserto. O solo biológico é uma crosta esponjosa e nodosa em tons de preto que leva várias décadas ou mais para se recuperar, relata o National Park Service .
“Para encontrar privacidade fora da trilha, caminhe em superfícies duráveis, como pedras planas ou lajeadas, para não pisar na flora delicada”, diz Fish.
Em terrenos limitados ou técnicos, outra etiqueta no banheiro pode significar olhar para o outro lado do seu companheiro de corrida. Faça xixi na encosta da trilha, para que não se acumule uma poça, observa Sarah Boughner. Se você estiver em um grupo e em uma rota com vegetação mínima, posicione alguém em cada extremidade da trilha para interceptar o tráfego de entrada enquanto o corredor se alivia.
A ressalva às diretrizes do banheiro ao ar livre é que, se você visitar um local como, por exemplo, a área costeira de Lake Powell na Área de Recreação Nacional de Glen Canyon, isso requer um saco que ajude na redução de resíduos e gelificação – que é para cocô e papel sujo, absorvente externo – também pode ser utilizado para esvaziar um copo menstrual.
A ressalva às diretrizes do banheiro ao ar livre é que, se você visitar um local como, por exemplo, a área costeira de Lake Powell na Área de Recreação Nacional de Glen Canyon, isso requer um saco WAG (redução de resíduos e gelificação) – que é para cocô e TP sujo – também pode ser utilizado para esvaziar um copo menstrual.
Encontre os requisitos de resíduos no site de gerenciamento de terras onde planeja viajar ou ligue para o posto de guarda florestal. “Pergunte: ‘Você tem algum regulamento sobre como eu preciso descartar fezes humanas?’ o que é útil para distinguir do lixo humano”, diz Overall.
Ela acrescenta: “Pode parecer estranho no começo, mas planeje com antecedência da melhor maneira possível para ter sucesso. Para Leave No Trace, não se trata do que você fez de certo ou errado – trata-se de fazer o máximo que puder para diminuir seu impacto.