A piscina mais profunda do mundo, com mais de 45 metros de profundidade, foi inaugurada na Polônia. São 8.000 metros cúbicos de água – mais de 20 vezes a quantidade de uma piscina de 25 metros.
A piscina Deepspot pretende ser um local de treinamento e prática para mergulhadores de todos os níveis. Sua construção custou cerca de US$ 10,6 milhões e levou mais de dois anos para ficar pronta.
A impressionante estrutura é equipada com um “buraco azul” simulado que desce até seu ponto mais profundo. Ainda contém um pequeno naufrágio, bem como cavernas subaquáticas artificiais e ruínas maias para os mergulhadores explorarem.
Leia Mais: Já para a piscina: 4 razões para você começar a nadar
7 dicas para melhorar a capacidade de mergulhar em apneia
“Não há peixes magníficos ou recifes de coral aqui, então não é um substituto para o mar. Mas é definitivamente um bom lugar para aprender e treinar para mergulhar com segurança em águas abertas”, disse o instrutor de mergulho polonês Przemyslaw Kacprzak à AFP. A piscina está localizada na cidade de Mszczonow, a menos de 50 km de Varsóvia.
Há também um túnel subaquático para espectadores. Também há uma série de “quartos com vista” para a piscina, com uma profundidade de cinco metros. A hospedagem estará disponível a partir de 14 de dezembro.
A piscina super profunda foi autorizada a abrir apesar das regras estritas Covid-19 da Polônia, pois é um centro de treinamento que oferece cursos em vez de uma piscina padrão.
Embora seja voltado principalmente para mergulhadores, o diretor Michal Braszczynski disse à AFP que a instalação também pode ser usada como um centro de treinamento para bombeiros e forças armadas.
Até recentemente, a Y-40 Deep Joy, no Hotel Millepini, perto de Veneza, Itália, era conhecida como a piscina mais profunda do mundo, com 42 metros de profundidade.
No entanto, Deepspot levou o título, embora não por muito tempo. Pois está atualmente em construção em Colchester, Inglaterra, o Blue Abyss com 50 metros de profundidade.