Escaladores são vistos (e muitas vezes se veem) como indivíduos destemidos, prontos para enfrentar qualquer desafio aparentemente impossível.
Parece impensável que o ruído de ventos fortes, um cachorro latindo ou uma criança chorando possa atrapalhar alguém escalando um bloco ou um paredão… e, no entanto, aqui estamos.
Veja também
+ A diferença entre homens e mulheres no desempenho esportivo, segundo a ciência
+ As melhores estratégias de sobrevivência no outdoor
+ Caminho das pedras: o seu guia definitivo para começar na escalada
Embora algumas pessoas sejam mais sensíveis a isso do que outras, a sobrecarga auditiva é algo que todos nós já experimentamos. Você pode senti-la quando a falésia está especialmente barulhenta com os gritos de quem está lá embaixo ou quando está tentando escalar em silêncio, mas alguém decidiu ser seu DJ particular. O ruído de carros na rua ou estrada também pode ser um dos vilões.
Esses ruídos embaralham o cérebro, tornando difícil entrar no fluxo da escalada, lembrar o beta, manter a calma e pensar racionalmente. Enquanto música alta, grupos barulhentos, cães latindo e o tráfego intenso são exemplos óbvios de distrações para qualquer um, algumas pessoas se sentem sobrecarregadas até mesmo por sons mais sutis.
O vento forte, o constante rugir das ondas ou até o simples bate-papo de outros escaladores podem ser o suficiente para desestabilizar. Se você acha que isso pode estar acontecendo com você, aqui estão algumas dicas para lidar com a poluição sonora:
Evite locais populares nos horários de pico
É melhor prevenir do que remediar. Se for ao ginásio de escalada ou a uma seção ao ar livre, tente evitar os momentos mais movimentados sempre que possível.
Use tampões de ouvido
Um simples par de tampões de espuma pode fazer maravilhas. Eles reduzem o som o suficiente para minimizar distrações, mas ainda permitem que você se comunique claramente com seu parceiro de escalada, se necessário.
Peça para abaixarem a música
Se alguém está tocando música alta na falésia ou se o volume no ginásio está excessivo, não hesite em pedir educadamente que abaixem. Sempre que estiver ao ar livre, um escalador deve perguntar aos outros antes de colocar música. O gosto musical é pessoal, e nem todo mundo consegue se concentrar ouvindo som.
Toque sua própria música
Se há uma playlist que ajuda você a manter a calma, coloque seus fones de ouvido (como um bom cidadão respeitoso) e mergulhe no seu próprio mundo sonoro.
Pratique respiração e atenção plena
Às vezes, sons altos surgem do nada e não temos como evitá-los. Reconhecer os ruídos que estão incomodando e lembrar-se de que são apenas sons pode ajudar a evitar o estresse e a confusão mental. Algumas respirações profundas podem ajudar você a voltar a um estado de relaxamento.