Etapa 17 do Tour de France: Richard Carapaz conquista a vitória; Vingegaard perde tempo

Richard Carapaz
Foto: reprodução instagram Tour de France/ @charlylopezph / A.S.O.

O campeão olímpico Richard Carapaz recompensou os constantes ataques da EF Education-EasyPost no Tour de France deste ano, conquistando uma vitória magnífica em solo no primeiro dia nos Alpes.

O ciclista equatoriano atacou o britânico Simon Yates (Jayco-AlUla) na subida de categoria 1 do Col du Noyer, partindo para o ataque logo em seguida, a 13,3 km do final.

Leia mais:

+ Pesquisa mostra quem é mais propenso a pedir resgate no outdoor

+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia

Ele pedalou forte em direção à chegada, conquistando a primeira vitória de etapa do Tour em sua carreira e completando a tríplice sagrada de vitórias de etapa nas três grandes voltas.

Yates terminou 37 segundos atrás, enquanto lá atrás a batalha pela classificação geral continuava acirrada.

O líder da prova, Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) atacou perto do cume da penúltima subida do dia, o Col du Noyer, e imediatamente desgarrou Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step).

Vingegaard perdeu contato, mas conseguiu se juntar a Evenepoel na descida, com os dois voltando a se juntar a Pogačar. Evenepoel então atacou e abriu uma brecha, ganhando dez segundos sobre Pogačar e 12 sobre Vingegaard na linha de chegada.

As distâncias entre eles permanecem consideráveis, mas a batalha pelo pódio certamente vai pegar fogo nos quatro dias restantes da corrida deste ano.

Carapaz entrou na prova incerto sobre sua forma após uma queda no Tour de Suisse. Ele se saiu surpreendentemente bem no início, pegando a camisa amarela na terceira etapa, mas depois perdeu ritmo no dia seguinte e caiu na classificação.

Desde então, ele vem se fortalecendo e ficou maravilhado com seu sucesso.

“É ótimo, para ser honesto”, disse ele. “Tenho me esforçado muito, desde o início. Era meu objetivo desde o início do Tour tentar fazer algo especial. Almejamos essa etapa, mas foi um dia muito difícil.

“Será algo que vou me lembrar por toda a vida, porque foi incrível.”

Carapaz estava no ataque desde o início da etapa e entrar no grande grupo da perseguição foi a chave para o seu sucesso. Ele esperou o seu momento, descansando e se alimentando bem, antes de dar tudo no final.

“Eu sabia que poderia fazer algo no grupo grande”, disse ele. “Eu conhecia muito bem a última subida, pois a estudei com muito cuidado com os diretores.”

Seu sucesso o fez entrar para a história ao se tornar o primeiro ciclista do Equador a vencer uma etapa no Tour. “Acho que eles vão ficar muito orgulhosos de mim”, disse ele sobre quem estava assistindo em casa.

“Também estou muito feliz por representar o meu país.”