Nos anos 80, 90 e em grande parte dos anos 2000, os ginásios de escalada eram pouco mais do que locais de treinamento onde escaladores de rocha aprimoravam suas habilidades em preparação para grandes objetivos na natureza.

Mas esses dias ficaram para trás. Segundo a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), quase metade dos cerca de 70 ginásios credenciados pela entidade foi inaugurada nos últimos cinco anos. Nos EUA, mais de 2% da população dos EUA escalou em ambientes fechados pelo menos uma vez no último ano. E um subconjunto crescente de escaladores regulares (até 30%, por algumas estimativas) está escalando exclusivamente dentro de ginásios.

Veja também
+ Rodrigo Raineri falece no K2 após falha em parapente
+ Caminho das pedras: um guia completo para você começar na escalada
+ Como Ilhabela pode se tornar um dos maiores polos de escalada de SP

Apesar das reclamações de alguns escaladores antigos, a recente proliferação de grandes e ornamentados ginásios de escalada é simplesmente uma progressão natural da crescente população do planeta e da popularidade cada vez maior da escalada.

Isso também significa que muitos ginásios se tornaram destinos de renomados mundialmente, tão dignos de uma visita quanto muitas paredes lendárias ou campos de boulder.

Abaixo listamos 13 dos ginásios de escalada mais legais do mundo, sem nenhuma ordem particular.

Kletterzentrum Innsbruck, Áustria

Não podemos ter uma lista dos melhores ginásios de escalada do mundo sem o Kletterzentrum Innsbruck (talvez mais conhecido como “KI”). Este extenso centro de treinamento em Innsbruck é frequentemente considerado o melhor ginásio de escalada do mundo, devido ao seu tamanho, variedade (mais de 550 rotas com corda, mais de 200 boulders) e ambiente de classe mundial. É também o maior ginásio da história construído de uma só vez (outros o superaram aos poucos). Uma visita obrigatória se você estiver em Innsbruck.

B-PUMP Ogikubo, Japão

O Japão produz escaladores incrivelmente fortes – e quando você visita academias como B-PUMP Ogikubo, é fácil entender o porquê.

A rede B-PUMP tem uma rica história que remonta a 1993, e agora opera meia dúzia de ginásios em Tóquio. Sua localização em Akihabara é a maior do país, mas o boulder cave Ogikubo é talvez o mais icônico, devido ao seu foco em escalada, treinamento e ambiente criativo de alto nível. Você verá muitos profissionais japoneses da IFSC em uma visita ao B-PUMP. (Cuidado, os problemas são notoriamente difíceis, mesmo para eles.)

CATS Gymnastics, Colorado, EUA

A histórica academia de Boulder CATS (Centro de Treinamento Atlético do Colorado) pode ser ofuscada por academias mais modernas, mas merece um lugar em qualquer lista como essa pela sua história. Fundada em 1988, a CATS é uma das paredes de escalada mais antigas da América do Norte (a Vertical World a supera por um ano).

A academia foi construída pelo ginasta e escalador Robert Candelaria, e essa história se mostra, pois é tanto um centro de treinamento de ginástica quanto uma academia de bouldering. No que diz respeito à escalada, a CATS foca fortemente no treinamento competitivo de jovens e no coaching, em vez de escaladas casuais. Escaladores americanos como Brooke Raboutou e Daniel Woods treinaram por lá, e praticamente todos os escaladores baseados no Colorado já escalaram na parede spray da CATS em algum momento.

Climb BlueSky, Quênia

O primeiro ginásio público de escalada da África Oriental, a Climb BlueSky em Nairóbi, no Quênia, pode não ter as instalações de classe mundial oferecidas pelos ginásios anteriores, mas é notável apenas pela forma como cultivou nosso esporte, expandindo o acesso à escalada nesta nação africana em desenvolvimento. Bouldering e escalada com corda estão disponíveis, e o local oferece aulas, bem como excursões para locais como o Parque Nacional Hell’s Gate e as Colinas de Lukenya. A BlueSky também organiza uma competição anual de escalada, o JamRock.

CopenHill, Dinamarca

A parede externa de 70 metros no CopenHill fica ao lado de um prédio no centro de Copenhague e é a parede de escalada artificial mais alta do mundo. Cada uma das cinco linhas de escalada guiada oferece duas rotas (10 no total), e para ir do fundo ao topo é necessário escalar quatro lances de 19 metros. Este não é um playground para iniciantes. Uma certificação de escalada em múltiplos lances é necessária para escalar o CopenHill, e embora a rota mais fácil na parede seja 5.9, a maioria das linhas são mais difíceis, com dificuldades de até 5.12c.

Excalibur, Klimcentrum Bjoeks, Países Baixos

A impressionante torre Excalibur de 36 metros na cidade holandesa de Groningen é frequentemente considerada a estrutura de escalada independente mais alta do mundo. Sua silhueta  é extremamente imponente — em seu ponto mais íngreme, a parede é 12 metros inclinada — e a estrutura possui tanto cordas superiores quanto rotas guiadas de até 5.13c. E certamente é um concorrente para o ginásio de escalada mais legal do mundo.

Excalibur faz parte do centro de escalada Klimcentrum Bjoeks, que também possui um parque de boulder ao ar livre, com mais de 200 problemas em boulders de concreto permanente. De acordo com o site do Bjoeks, acampar na grama sob a torre é gratuito, e você também pode passar a noite dentro da torre mediante solicitação. O ginásio possui chuveiros e uma cozinha com micro-ondas e geladeira. É um ginásio destino se é que já houve um.

Casa de Pedra, Brasil

A Casa de Pedra é um dos ginásios de escalada mais icônicos e renomados do Brasil. Fundado em 1998, é considerado um dos primeiros e mais importantes ginásios de escalada indoor do país. Localizado no bairro de Perdizes, o local oferece uma ampla diversidade de paredes, incluindo rotas de boulder, escalada guiada e top rope. Um dos grandes atrativos da Casa de Pedra é o ambiente acolhedor e a forte comunidade de escaladores. É um lugar onde tanto iniciantes quanto veteranos se sentem bem-vindos e podem trocar experiências e dicas.

Ouray Ice Park, Colorado, EUA

O Parque de Gelo de Ouray, no Colorado — aberto todos os invernos desde 1994 — é a maior arena de escalada em gelo feita pelo homem no mundo. Anfitrião do lendário Festival de Gelo de Ouray a cada janeiro, o parque abriga mais de 200 rotas de escalada em gelo e mista ao longo de 1,7 milhas da Garganta do Uncompahgre.

O parque de gelo fica aberto por cerca de três meses a cada ano — geralmente de meados de dezembro ao final de março, dependendo das condições — e é gratuito para todos os escaladores, embora os membros pagantes tenham acesso antecipado ao parque a cada dia. Embora o parque não ofereça aulas de escalada no gelo, há várias clínicas administradas por guias comerciais durante o anual Ice Festival, então é um ótimo lugar para começar no esporte se você nunca escalou no gelo antes.

The School Room, Inglaterra

O misterioso The School Room na Inglaterra é apenas para convidados, então você e eu provavelmente não escalaremos lá tão cedo. Mas no que diz respeito a ginásios, seria difícil argumentar que existe um lugar melhor para gurus da escalada no mundo. Quase todos os escaladores de destaque da escalada britânica dura dos anos 90 e 2000 —Ben Moon, Malcolm Smith, Rich Simpson, Stuart Cameron, Jerry Moffatt — aprimoraram suas habilidades nele. E hoje em dia ainda é frequentado por estrelas como Jim Pope, Molly Thompson-Smith, Aidan Roberts e Will Bosi.

O The School Room foi o local que afiou os escaladores britânicos para enfrentar algumas das primeiras rotas 5.14 de topo no mundo. Também foi o berço do lendário MoonBoard. Primeiro construído em 1993 na Escola Anns Grove, hoje o The School Room opera em um novo espaço de armazém de propriedade da MoonClimbing. Se legal (para você) é sinônimo de sujo, difícil, histórico e desafiador, este é certamente um dos ginásios mais legais do planeta.

Edinburgh International Climbing Arena, Escócia

Construída dentro de uma pedreira reutilizada perto de Edimburgo, na Escócia, a Edinburgh International Climbing Arena (EICA: Ratho) oferece uma abordagem única para a escalada indoor, com uma arena coberta por lonas que parece uma mistura entre uma parede de escalada ao ar livre e um ginásio.

Além de várias centenas de problemas de escalada com corda e boulder em plástico, também há 65 rotas em rocha no exterior da pedreira de dolerito, incluindo clássicos tanto de escalada tradicional — Shear Fear, Wally 1 — quanto esportiva — The Corrieman, King Silly. Além da escalada, a “arena” abriga um café e também oferece cursos de aventura aérea, aulas de fitness e uma área de recreação para crianças. Tenho que dizer, escalar ao ar livre enquanto está em um ginásio de escalada é bem legal.

Parque de Escalada Los Silos, Chile

A missão da organização sem fins lucrativos chilena Fundación Deporte Libre é transformar espaços urbanos abandonados em instalações esportivas públicas. Foi exatamente isso que eles fizeram com dois silos de fábrica de cimento abandonados em Santiago do Chile em 2018.

Agora, o “Parque de Silos” é um colorido ginásio de escalada ao ar livre, com 20 rotas de escalada esportiva de até 19 metros de altura ao longo das paredes dos silos, bem como um boulder independente. É gratuito escalar no Parque de Silos 365 dias por ano, e o ginásio também oferece aulas gratuitas de escalada e aluguel gratuito de equipamentos para top rope. (Escalada guiada também está disponível, mas os escaladores devem trazer seu próprio equipamento.)

Diga di Luzzone, Suíça

Este não é exatamente um ginásio de escalada, mas se você está procurando por escalada artificial audaciosa, seria difícil encontrar uma mais legal do que a Barragem de Luzzone, com 164 metros, que abriga a maior face de escalada artificial do mundo. A barragem côncava é escalável via uma rota totalmente equipada de cinco lances, com grau de dificuldade 5.10b, e custa 20 euros (cerca de R$ 120) por escalador.

Os últimos 30 metros são inclinados, então esteja preparado para uma exposição séria! A parte inferior da parede não tem agarras, você precisará de uma escada (trancada na base da escalada) para alcançá-las, e terá acesso a ela após pagar a taxa.

Gneis Lilleaker, Noruega

Este ginásio em Oslo —que abriu no outono de 2023 — possui paredes de 15 metros para escalada com corda e muitas opções de bouldering e treinamento, mas é a localização que o destaca. As paredes do Gneis Lilleaker estão contidas dentro de um grande átrio de vidro com vista para uma cachoeira e o rio Lysakerelven do lado de fora. Segundo o YouTuber Magnus Midtbö, Gneis Lilleaker é “o ginásio de escalada mais bonito do mundo.”

Matéria adaptada da Outside USA.