Se você acha que as alergias sazonais são apenas uma coisa da primavera, pense novamente. No Brasil, a alergia no outono é especialmente comum, e resfriados e coriza podem surgir nessa época, especialmente em períodos de mudanças bruscas de temperatura, que favorecem a proliferação de ácaros e mofo.
Leia mais:
+ Conheça os benefícios do ômega 3 para corredores e ciclistas
+ 7 práticas ayurvédicas para facilitar a transição para o outono
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia
Pronto para alívio? Pedimos a três especialistas que partilhassem as suas recomendações para tornar este outono mais “Uau!” e menos “Achoo!”
Ervas para aliviar alergias de outono
Certas plantas podem manter os sintomas sob controle; outras aliviam a constipação e o corrimento nasal se começarem.
Camomila: Conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, a camomila pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias. Faça um chá com 1-2 colheres de chá de flores secas em 150 ml de água quente por 5-10 minutos. Beba até 3 xícaras por dia.
Gengibre: Este potente anti-inflamatório pode ajudar a reduzir os sintomas de alergias. Faça um chá com uma colher de chá de gengibre ralado em uma xícara de água fervente, deixe em infusão por 10 minutos e beba 2-3 vezes ao dia.
Equinácea: Muito usada para fortalecer o sistema imunológico, a echinacea pode ser tomada como chá ou em cápsulas. Para o chá, use 1-2 colheres de chá de raiz ou folhas secas em 240 ml de água quente, deixando em infusão por 10 minutos. Beba até 3 xícaras por dia.
Própolis: Rico em compostos antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, o própolis pode ser consumido em gotas ou em cápsulas. Adicione 10-15 gotas de extrato de própolis em um copo de água e beba duas vezes ao dia.
Mude sua nutrição
Alguns alimentos podem diminuir os sintomas de alergia ao reduzir naturalmente a histamina, uma substância química liberada quando o sistema imunológico detecta alérgenos. Alimentos ricos em histamina, por outro lado, aumentam a inflamação.
Coma mais: maçãs, cebolas roxas, uvas, brócolis, peixe fresco, feijão e grãos sem glúten, incluindo milho, arroz, quinoa e aveia sem glúten.
Limite: álcool e outros alimentos e bebidas fermentados; vinagre e alimentos avinagrados (picles, azeitonas, mostarda); carnes e peixes curados, secos, defumados ou cozidos lentamente; queijos envelhecidos; nozes; fruta seca; citrino; abacate; cogumelos; beringela; espinafre; tomate seco e molho de tomate; e caldo de osso.
Mudanças no estilo de vida para ajudar com alergia no outono
Viva da melhor maneira possível, reduzindo alérgenos internos (ácaros, pêlos de animais) com estas dicas fáceis:
- Feche as janelas para bloquear a entrada de pólen e partículas de mofo. Adora uma brisa fresca? Use um ventilador oscilante ou ventilador de teto (tire o pó primeiro).
- Tome banho antes de dormir para que os alérgenos transportados pelo ar não se depositem no travesseiro à noite.
- Use um purificador de ar com filtro HEPA para limpar o ar de pólen, mofo, caspa e outros indutores de alergia. Escolha um com taxa de entrega de ar limpo (CADR) de pelo menos 300 pés cúbicos por minuto.
- Use spray nasal anti-inflamatório antes da temporada de alergias e continue o uso diário até a primeira geada forte para permitir que os remédios tenham efeito total e possam controlar melhor os sintomas. Tome anti-histamínicos orais de ação rápida quando precisar deles. Mas siga o conselho do seu médico sobre a dosagem e por quanto tempo você pode usar esses sprays com segurança.