Seja no estresse do dia a dia ou simplesmente quando bate aquela vontade, o chocolate é sempre um ótimo amigo, né? E para nossa alegria, vamos esclarecer de uma vez por todas: sim, ele é saudável – basta você escolher o melhor tipo (e não abusar, é claro!).
De acordo com Laís Murta, nutricionista (SP), o ideal é apostar nas versões com mais de 70% de cacau. São essas as opções com menos açúcar e gordura.
Leia mais:
+ 6 maneiras eficientes de acelerar o metabolismo
+ Quer melhorar sua saúde e metabolismo? O ciclo circadiano é o caminho
+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia
“Além disso, o cacau também é rico em feniletilamina, substância que estimula a secreção de dopamina pelo cérebro, dando a sensação de prazer e felicidade, e em polifenois, substâncias com efeito antioxidante, que estão relacionadas com a melhora de diversos marcadores de saúde”, explica ela.
Mas como ele pode trabalhar a favor da saúde e do metabolismo?
Laís conta que algumas pesquisas mostram que o consumo regular de 15 a 30 gramas de chocolate amargo (ou seja, com mais de 70% cacau) pode ajudar na redução da pressão arterial, redução do colesterol total, melhora de parâmetros cardiovasculares e prevenção do declínio cognitivo.
“Já para auxiliar no emagrecimento, diversas marcas de chocolates funcionais adicionaram na composição substâncias termogênicas. Em sinergia com os polifenóis do cacau, eles prometem estimular o metabolismo”, explica ela. “São substâncias como o chá verde, capsaicina da pimenta, extrato de laranja vermelha e TCM (triglicerídeo de cadeia média). Todas elas têm efeito termogênico comprovado”, completa.
Vale lembrar, contudo, que moderação é o segredo do equilíbrio, uma vez que ele continua sendo um alimento calórico. “Normalmente, cada 100g possui algo em torno de 550 a 600kcal”, ressalta Laís.