Você já se sentiu como se estivesse se movendo lentamente em seu tapete de yoga ou não sentindo tanto alívio quanto esperaria de sua prática? Talvez seja necessário avaliar se a hora do dia em que você bate no tatame corresponde à sua personalidade.
Leia mais:
+ 4 sinais de que você não está treinando o suficiente
+ Uma prática de yoga em casa para iniciante
Amy Morin, psicoterapeuta em Marathon, Flórida, costuma prescrever yoga para clientes como um treinador de força mental para aqueles que lidam com estresse, depressão, ansiedade ou TEPT. Mas ela observa que a hora do dia em que você pratica é importante quando se trata de alcançar o resultado pretendido. “Algumas pessoas fazem bem em se acalmar antes de começar o dia, enquanto outras precisam se preparar para dar o melhor de si”, diz Morin, também autor de 13 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem e apresentador do Mentally Stronger. podcast.
“Saber quando aplicar yoga em sua vida é combiná-lo com sua personalidade e estilo de vida”, diz ela. “Uma aula matinal pode adicionar estresse à vida de alguém se ela não for uma pessoa matutina, ou uma aula vespertina pode não ser a opção certa para alguém que deseja começar o dia com yoga.”
Claro, existem inúmeras variáveis sobre quando, ou mesmo se, você consegue reservar tempo para sua prática. Então, como você sabe o que é melhor para você?
Como saber a melhor hora do dia para praticar Yoga
Muito para decidir que hora do dia funciona para você depende da compreensão de qual estado emocional o ajuda a funcionar melhor. Para muitos de nós, isso significa minimizar o estresse.
Quais traços de personalidade melhoram com o Yoga Matinal
Primeiro, considere sua rotina matinal típica. “Pessoas que gostam de relaxar no dia podem ser mais adequadas para a yoga matinal”, explica Morin. “Eles podem querer começar se sentindo bem para que possam estar no espaço mental certo para enfrentar os projetos do dia.”
Morin sugere que uma prática matinal de yoga pode ajudá-lo a se tornar mais intencional em relação ao seu dia. “Uma aula matinal pode ajudar as pessoas a ficarem mais calmas para que possam realizar suas tarefas com uma atitude pacífica”, diz ela.
Um estudo publicado no Medical Science Monitor descobriu que os estudantes de yoga do tipo matinal têm pontuações significativamente mais altas em certas características, incluindo consciência, simpatia, escrúpulo e estabilidade emocional. “Geralmente são pessoas matinais naturais, que gostam de acordar cedo e de começar o dia com uma sensação de paz”, explica Morin.
Depende não apenas se você é uma pessoa matinal, mas também do estilo de yoga que pratica. “As aulas matinais tendem a ter mais energia e oferecem uma ótima alternativa natural à cafeína para impulsionar o seu motor”, explica Valerie Lucas, treinadora mestre sênior do YogaSix em St. Nem todas as aulas matinais no estúdio são intensas, embora muitas sejam, então considere praticar online em casa se estiver procurando algo mais lento.
Ela descobre que fazer uma aula matinal pode ajudá-lo a se apresentar melhor no resto do dia e na prática. “Alguns também acham que praticar de manhã cedo, antes de estar totalmente acordado, torna mais fácil focar e estar presente porque a mente fica menos caótica nessa hora do dia”, diz ela.
Praticar cedo também garante que você consiga a dose de yoga, acrescenta Lucas, o que pode reduzir o estresse para aqueles que tendem a se preocupar com a possibilidade de o caos do dia fazer com que percam a oportunidade mais tarde.
Quais traços de personalidade melhoram com o Yoga da tarde ou da noite
A yoga da tarde costuma ser útil para aqueles que tendem a sentir maior ansiedade e estresse ao longo do dia, explica Morin. “São pessoas que muitas vezes ficam um pouco sobrecarregadas no final da tarde porque têm muito o que fazer e se sentem puxadas em várias direções ao mesmo tempo”, diz ela. “Eles geralmente estão muito ocupados pela manhã para fazer yoga, mas reconhecem que o intervalo da tarde é, na verdade, a chave para serem mais produtivos no resto do dia.”
Ela observa que as aulas da tarde podem ajudá-lo a relaxar do estresse do dia ou fazer uma pausa na ação antes de voltar às atividades do final da tarde e da noite. “Eles podem descobrir que um pouco de yoga à tarde os ajuda a reiniciar e recarregar”, diz Morin.
Embora um treino vespertino nem sempre precise ser sobre produtividade. “Se você prefere uma prática de yoga aconchegante que pareça um abraço para reiniciar o seu dia, uma prática à tarde pode ser melhor para você”, diz Lucas. Pode ajudar se você estiver distraído, irritado ou incapaz de parar de pensar no trabalho.
O que mais sua personalidade traz para a equação
O ambiente da aula também pode influenciar se uma aula matinal ou vespertina combina com você, diz Lucas. Se você gosta de muita energia e intensidade em sua prática, mas prefere praticar com menos alunos ao seu redor, você pode tentar aulas nesse estilo em horários diferentes do dia para aprender, que geralmente são menos lotados.
Mas ninguém está sugerindo que você abandone sua aula favorita para tentar um horário diferente. “Se algo não é agradável, é menos provável que você transforme isso em um hábito, mesmo sabendo que é bom para você”, diz Lucas. Simplesmente pode valer a pena explorar algumas opções adicionais.
“Em vez de tentar forçar, comece de forma simples”, diz Lucas. Com tantos estilos de yoga e professores para escolher em estúdios e online, é provável que você encontre aulas que funcionem para você em um horário que o apoie, diz ela. Pode demorar um pouco para encontrar a combinação certa.
Ao explorar a melhor hora do dia para praticar yoga, lembre-se de que o que importa é minimizar os obstáculos que atrapalham suas rotinas de autocuidado. Esse nível de autoconsciência também faz parte da sua prática. “A beleza do yoga é que você está sempre sendo convidado a se ajustar”, explica Lucas.