Em uma notícia que chocou o mundo do esporte, o recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum foi encontrado morto após um acidente de carro, no último domingo (11), no Quênia.
O atleta de 24 anos, que venceu a Maratona de Londres em abril do ano passado antes de estabelecer o recorde mundial em Chicago, em outubro, perdeu o controle de seu veículo enquanto dirigia em Kaptagat, no sudoeste do Quênia, às 23h do horário local.
Veja também
+ Novos recordes na maratona: bem-vindos à era Pós-Kipchoge
+ Bicampeão Filipe Toledo anuncia pausa nas competições da WSL
+ Ônibus de “Na Natureza Selvagem” será exibido em museu da Universidade do Alaska
Seu treinador, Gervais Hakizimana, também morreu no acidente, enquanto uma terceira pessoa teria sido levada às pressas para o hospital.
Ex-primeiro-ministro do Quênia, Raila Odinga foi uma das primeiras pessoas que prestaram homenagens nas redes sociais: “Notícias devastadoras enquanto lamentamos a perda de um indivíduo notável, Kelvin Kiptum, detentor do recorde mundial e ícone do atletismo queniano. Junto com seu treinador, eles tragicamente faleceram em um acidente esta noite. Nossa nação lamenta a perda profunda de um verdadeiro herói.”
Os sentimentos foram compartilhados pelo ministro dos esportes do Quênia, Ababu Namwamba, que adicionou: “Devastadoramente triste! O Quênia perdeu uma joia especial. Sem palavras.”
Enquanto isso, o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, disse que estava “chocado e profundamente triste ao saber da perda devastadora de Kiptum e Hakizimana. “Um atleta incrível deixando um legado incrível, sentiremos muita falta dele”, acrescentou.
O comandante do condado local, Peter Mulinge, disse ao jornal Nation que Kiptum havia perdido o controle de seu veículo e batido em uma árvore antes de cair em uma vala.
“Foi um acidente envolvendo apenas o próprio veículo, onde Kelvin Kiptum, o detentor do recorde mundial de maratona, estava dirigindo seu veículo com dois passageiros”, acrescentou Mulinge. “Kiptum e Hakizimana morreram no local e a terceira pessoa foi levada às pressas para o hospital Racecourse em Eldoret.”
Na semana passada, o recorde mundial de Kiptum de 2h00min35s, que reduziu em 34s a marca anterior de Eliud Kipchoge, foi ratificado pela World Athletics.
Ele também havia anunciado recentemente planos de se tornar o primeiro atleta a correr uma maratona oficial em menos de duas horas, em Roterdã, em abril.