Se todos pudéssemos, correríamos durante o dia o ano todo, sem nunca nos preocuparmos em como correr com segurança à noite.
+ Por que correr à noite parece mais difícil?
+ Como se proteger do calor excessivo ao fazer exercícios ao ar livre
No entanto, a realidade é que para corredores com um emprego ou responsabilidades de cuidar de crianças que ditam uma agenda diurna bem ocupada, existem certos períodos do ano em que as horas de luz do dia são muito curtas para encaixar seus treinos de corrida.
Correr à noite pode apresentar desafios de segurança.
Primeiramente, pode ser difícil enxergar para onde você está indo, aumentando o risco de tropeçar ou torcer um tornozelo.
Além disso, veículos e outros ciclistas ou corredores que compartilham a estrada não conseguem te ver facilmente se você não estiver usando o equipamento reflexivo apropriado para correr no escuro.
Como se manter seguro ao correr à noite
Abaixo, reunimos algumas das melhores dicas de segurança para correr à noite, ou antes do amanhecer, e algumas das principais recomendações para ajudar você a enxergar e ser visto:
1. Use uma lanterna de cabeça
Correr sem uma lanterna de cabeça no escuro é como dirigir sem os faróis ligados; o farol ajuda você a ver o chão e ajuda os carros a te enxergarem de longe.
As lanternas da BioLite são uma ótima opção para corrida porque são leves, recarregáveis, fáceis de ajustar, sem balanço e têm uma luz traseira vermelha para visibilidade adicional.
2. Use roupas reflexivas
Esta dica de segurança é óbvia: usar um colete reflexivo ou outras roupas que você seja visto por motoristas e outros atletas que compartilham a calçada ou o acostamento da estrada.
Anos atrás, um colete reflexivo era a única opção para vestuário de corrida reflexivo. Embora um bom colete reflexivo ainda seja super útil, os corredores têm mais opções nos dias de hoje, como jaquetas, calças, faixas para a cabeça ou toucas, luvas de corrida e até cadarços reflexivos para tênis de corrida para ajudar a manter os corredores mais seguros na estrada durante a corrida no escuro.
3. Acessórios de alta visibilidade
Mesmo se você estiver usando roupas de corrida reflexivas ou um colete reflexivo, pode aumentar sua segurança ao correr à noite aumentando a visibilidade com acessórios reflexivos, como luzes para tênis de corrida, braçadeiras reflexivas e luzes para tornozelo reflexivas.
4. Escolha suas rotas com sabedoria
Além de garantir que você tenha o melhor equipamento, é igualmente importante implementar outras práticas de segurança para correr no escuro. Como escolher onde você vai correr.
Encontre uma rota bem iluminada. Áreas perto do centro da cidade ou centros comerciais tendem a ter grandes postes. As calçadas também costumam ser mais largas e desobstruídas, em vez de ter muitas rachaduras ou raízes como você pode encontrar em áreas residenciais com árvores.
Correr em pequenos loops ao redor de um percurso bem iluminado pode ser “entediante”, mas geralmente é mais seguro do que se aventurar em uma corrida única e longa no escuro. Além disso, você se familiarizará bem com o terreno e as particularidades das calçadas ou trilhas em que está correndo se tiver que ficar circulando pelo mesmo terreno durante a corrida. Isso reduz a chance de encontrar um buraco surpresa ou uma zona escura onde você não consegue ver bem, mesmo com a lanterna de cabeça.
Por outro lado, evite ciclovias, parques ou bairros ou trilhas remotos ao correr à noite, especialmente sozinho(a). Não apenas essas áreas serão mais escuras devido à menor quantidade de postes, mas essas áreas serão menos povoadas, o que pode deixar você vulnerável a animais ou a pessoas mal-intencionadas que procuram provocar ou prejudicar um corredor.
5. Informe a alguém o seu plano
Se estiver correndo sozinho(a) à noite, tente informar a alguém sua rota de corrida planejada e quando podem esperar que você chegue em casa. Leve seu celular com você se encontrar problemas ou use um aplicativo com uma função de segurança onde pessoas de confiança possam rastrear sua localização em tempo real.
6. Corra em ambientes fechados
Embora muitos corredores odeiem correr na esteira, às vezes é a melhor opção em termos de maximizar a segurança em relação à corrida à noite.
Não há absolutamente nada de errado em ir à academia ou correr na esteira de casa nas primeiras horas da manhã ou nas últimas horas antes de dormir.
No geral, é sempre imperativo priorizar sua segurança em relação ao seu treino. Quando estiver correndo à noite ou antes do amanhecer, talvez seja necessário diminuir a velocidade ou mudar sua rota de corrida planejada se o terreno estiver ruim ou se você não conseguir enxergar bem. Não vale a pena tropeçar, torcer o tornozelo ou, pior ainda, correr o risco de ser atropelado por um carro apenas para seguir seu plano de treino ou atingir as estatísticas no seu relógio que você espera alcançar.
+ 10 dicas de fisioterapeuta para evitar dor crônica