Manter um peso corporal saudável, os níveis de açúcar, colesterol e pressão sanguínea sob controle estão entre os hábitos que podem retardar o processo de envelhecimento em até seis anos, de acordo com especialistas dos Estados Unidos.
Um novo estudo sugere que adotar essas e outras medidas saudáveis promovem a boa saúde cardíaca, o que, por sua vez, pode retardar o ritmo de envelhecimento biológico.
Veja também
+ Idoso de 92 anos bate recorde em trilha do Grand Canyon
+ Novembro Azul: saiba o que consumir para aumentar os cuidados com a saúde masculina
+ Onde passar o final de ano no Brasil? Veja os 10 destinos mais procurados
Os resultados, com base em dados de mais de 6.500 adultos com uma idade média de 47 anos, foram apresentados na recente conferência da American Heart Association (AHA), na Filadélfia.
Os pesquisadores afirmaram que pessoas com a melhor saúde cardiovascular eram biologicamente cerca de seis anos mais jovens do que sua idade real.
“Essas descobertas nos ajudam a entender a relação entre a idade cronológica e a idade biológica e como aotar hábitos de vida saudáveis pode nos ajudar a viver mais tempo”, disse Donald Lloyd-Jones, presidente do Life’s Essential 8, uma ferramenta de avaliação de saúde da AHA.
“Todos querem viver mais, mas, mais importante ainda, queremos viver com saúde por mais tempo para que possamos realmente desfrutar e ter uma boa qualidade de vida pelo maior número de anos possível”, disse Lloyd-Jones em depoimento reproduzido pelo jornal britânico The Guardian.
Autora do estudo, Nour Makarem, professora da Universidade de Columbia, em Nova York, disse: “Descobrimos que uma melhor saúde cardiovascular está associada a um envelhecimento biológico desacelerado, medido pela idade fenotípica (a diferença entre a idade biológica e a idade real).”
“Também encontramos uma associação dose-dependente – à medida que a saúde cardíaca melhora, o envelhecimento biológico diminui.”
Por exemplo, a idade real média daqueles com boa saúde cardíaca era de 41 anos, mas sua idade biológica média era de 36 anos; e a idade real média daqueles com saúde cardiovascular ruim era de 53 anos, embora sua idade biológica média fosse de 57 anos.
Makarem disse: “Uma maior adesão a todas as oito métricas do Life’s Essential 8 e a melhoria de sua saúde cardiovascular podem retardar o processo de envelhecimento do corpo e trazer muitos benefícios a longo prazo.”
As oito medidas de saúde nomeadas pela American Heart Association:
1. Manter uma dieta saudável
2. Ser mais ativo
3. Parar de fumar
4. Ter um sono saudável
5. Manter um peso corporal saudável
6. Controlar o colesterol
7. Monitorar o açúcar no sangue
8. Gerenciar a pressão sanguínea