Novembro Azul: saiba o que consumir para aumentar os cuidados com a saúde masculina

Foto: Pexels

A má alimentação está entre os fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças, entre elas o câncer de próstata, um dos tipos que mais mata homens no Brasil. Idade acima de 65 anos, histórico familiar, sedentarismo e excesso de peso são os outros. Desde 2011, a campanha Novembro Azul alerta para a importância dos cuidados com a saúde masculina. “Para ajudar na prevenção, é fundamental ter uma dieta balanceada, consumir frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia e evitar alimentos ultraprocessados e gordurosos”, afirma a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Leia mais:

+ Onde passar o final de ano no Brasil? Veja os 10 destinos mais procurados

+ Essa receita mediterrânea ameniza o ganho de peso

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

A nutricionista cita o estudo publicado em 2021 pela Molecular Science, que mostra que manter uma alimentação rica em antioxidantes faz toda a diferença. “O licopeno dos tomates, o resveratrol das uvas roxas, o selênio das castanhas, a vitamina C das frutas e os fitoquímicos das frutas vermelhas atuam na proteção das células”, explica.

Uma outra pesquisa, publicada na revista científica Nutrients, revelou que o consumo frequente de produtos processados, como os enlatados e embutidos, pode estar associado a maiores chances de desenvolvimento de câncer de próstata. “Todo alimento ultraprocessado deve ser consumido de forma muito esporádica, pois possuem componentes que aumentam o risco de diversas doenças, incluindo o câncer”, alerta Renata.

Outro fator importante é o equilíbrio entre os tipos de gorduras na dieta. A especialista explica que gorduras saturadas, como a das carnes e do leite, em excesso, assim como a falta das gorduras polinsaturadas, como a dos azeites, das azeitonas e dos peixes, podem favorecer o surgimento dos tumores. “O consumo de todos os tipos de gordura é permitido, porém devemos manter uma dieta variada para que não ocorra desequilíbrio entre eles. Uma boa prática é o consumo regular de azeites, azeitonas, queijos minas, peixes em geral, castanhas, nozes e amêndoas”, ensina.

Renata orienta basear a alimentação em vegetais, pois são alimentos de baixa caloria, com alta densidade nutricional e contêm fibras, que mantêm a saciedade por mais tempo. “Consumir proteínas em pequenas quantidades em todas as refeições favorece o equilíbrio da ingestão calórica, sem nos deixar com fome. Para isso, vale o consumo de queijos, iogurtes, ovos, patês e suplementos proteicos, como barras proteicas de qualidade para ajudar no consumo total adequado de proteínas”.

A nutricionista observa que além dos cuidados com a alimentação, é preciso manter o peso e a composição corporal adequados. “Quanto maior o excesso de gordura acumulado no organismo, maior a chance de desenvolver diversas doenças, entre elas o câncer de próstata. Para manter o peso em dia, é muito importante a ingestão de quantidades adequadas de alimentos de todos os grupos. Respeitar a fome e o reflexo da saciedade ajuda a não ingerir alimentos de forma excessiva”, alerta.

A especialista lembra ainda a importância da atividade física regular nesse processo. ”Além de ajudar a manter o peso em dia, favorece a melhora da composição corporal através do ganho de massa muscular”.

Para enriquecer o cardápio com alimentos essenciais para uma dieta saudável, Renata ensina três receitas simples:

Pãozinho de frigideira recheado

1 ovo

4 colheres de sopa de tapioca

1 colher de sopa de leite desnatado

1 colher de café de orégano desidratado

1 colher de café de fermento em pó

1 pitada de sal

3 fatias finas de queijo minas

Modo de preparo:

Misture o ovo, a tapioca, o leite, o orégano, o fermento e o sal. Aqueça uma frigideira e coloque metade da massa. Deixe cozinhando em fogo baixo por 1 minuto. Adicione as fatias de queijo minas e, em seguida, o restante da massa. Vire o pãozinho para que ele fique bem dourado dos dois lados. Consuma em seguida.

Drinque antioxidante sem álcool

1 xícara de chá de morangos picados

1 xícara de chá de uvas roxas sem semente congeladas e cortadas ao meio

1 xícara de chá de água

½ xícara de chá de suco de laranja

200ml de água tônica

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os morangos, o suco de laranja e a água. Acrescente a água tônica delicadamente (sem bater) e as uvas, e sirva em seguida.

Patê de azeitonas pretas

200g de azeitonas pretas sem caroço

300g de creme de ricota

1 dente de alho bem amassado

Cebolinha picada a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer até formar uma pasta homogênea. Se atente para que o alho fique bem misturado à massa. Consuma acompanhado de pães, torradas, tapioca, grissinis e biscoitos de arroz.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo