O escalador norte-americano Nick Ehman completou a rota “The Nose” no El Capitan de Yosemite em 4 horas e 39 minutos, quebrando um recorde que pertencia a Alex Honnold (5:50 horas) há mais de dez anos.
Tom Evans, responsável pelo El Cap Report, anunciou o feito nas redes sociais, alegando que a ascensão de Ehman “não foi apenas em free solo, mas envolveu escalada livre e auxiliada, da mesma forma que Alex fez em sua tentativa.”
Escaladores usam uma variedade de técnicas para escalar uma rota perigosa como “The Nose”. Chegar ao topo do local em um dia – conhecido como NIAD – raramente é feito, mas alguns conseguiram o feito nas últimas décadas.
A primeira escalada solo NIAD no local foi realizada em 1989 por Steve “Shipoopi” Schneider em 21 horas e 22 minutos.
Em 1999, Dean Potter diminuiu o tempo de escalada solo mais rápido para 12 horas e 59 minutos. Hans Florine recuperou o recorde com um tempo de 11 horas e 41 minutos.
Em 2012, Alex Honnold se tornou o primeiro a escalar a “tríplice” de Yosemite em um dia, o que inclui a Face Noroeste do Half Dome, “The Nose” no El Capitan e a Face Sul do Monte Watkins, em 18 horas e 50 minutos.
Veja também
+ Novos recordes na maratona: bem-vindos à era Pós-Kipchoge
+ Vida na montanha: como altas altitudes afetam a saúde mental
+ Microplásticos são detectados em nuvens no topo do Monte Fuji
Com informações de The Gripped