O turismo está voltando ao seu esplendor pré-pandemia, trazendo alegria tanto para empresas quanto para viajantes. No entanto, essa recuperação também está gerando problemas em destinos populares, onde o excesso de turistas está causando um impacto significativo. Várias medidas foram tomadas em diferentes partes do mundo para conter o número de visitantes.
Leia mais:
+ Ele subiu a mesma montanha durante 100 dias consecutivos
+ Cinema e praia: Rocky Spirit desembarca no Rio neste final de semana
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Bali, por exemplo, implementou diversas restrições à atividade turística, enquanto Veneza introduziu uma taxa turística para equilibrar o fluxo de turistas. A Acrópole, em breve, também terá limites rigorosos para o número de visitantes, e os habitantes locais na Áustria começaram a protestar contra o excesso de visitantes em suas cidades.
Mas, a questão que fica é: onde no mundo a situação é mais crítica? Um estudo realizado pela MoneyTransfers.com compilou uma lista dos destinos turísticos mais superlotados do mundo, e o vencedor incontestável é Phuket, na Tailândia.
A popularidade de Phuket não é surpreendente, pois é a maior ilha tailandesa, com aproximadamente 90 quilômetros de costa. Ela abriga praias deslumbrantes, como Kata e Karon, é um paraíso para mergulhadores e oferece mercados vibrantes e incríveis opções de frutos do mar. No entanto, as estatísticas sobre o turismo são surpreendentemente altas. De acordo com o estudo, a ilha recebe cerca de 118 turistas para cada residente local.
Mas a Tailândia não está sozinha nessa lista. Pattaya e Krabi, outros destinos tailandeses populares, também figuram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Além disso, a lista dos 10 primeiros destinos superlotados do mundo inclui dois destinos na Turquia, Mugla e Hurghada, e dois destinos na Grécia, Heraklion e Rodes. Macau, na China, Veneza, na Itália, e Miami, nos EUA, também estão entre os destinos afetados pela superlotação.
O aumento do turismo é uma faca de dois gumes: traz prosperidade econômica, mas também desafios para a sustentabilidade e a qualidade de vida dos habitantes locais. Enquanto os viajantes continuam explorando o mundo, é essencial encontrar um equilíbrio para preservar esses locais incríveis para as gerações futuras.
Aqui estão os 10 destinos turísticos mais superlotados do mundo, de acordo com MoneyTranfer.com
- Phuket, Tailândia
- Pattaya, Tailândia
- Krabi, Tailândia
- Mugla, Turquia
- Hurghada, Turquia
- Macau, China
- Iráclio, Grécia
- Veneza, Itália
- Rodes, Grécia
- Miami, EUA