A preparação para uma maratona envolve algumas coisas inegociáveis para mim: escolher a roupa, massagear as coxas, empacotar géis, encher garrafas de água e limpar os óculos de sol.
Mas talvez o passo mais importante do meu ritual pré-maratona seja organizar minha playlist. E quem faz uma aparição regular? Ninguém menos do que a única e exclusiva, Taylor Swift.
Veja também
+ Como a autocompaixão pode ajudar na sua corrida
+ Quanto é preciso dormir para se recuperar de uma ultramaratona?
+ Conheça a surfista californiana que é destaque no ataque do Santos F.C.
Se há alguma ocasião perfeita para o apelo emocional da Taylor, é durante uma maratona angustiante. E tenho uma música específica para cinco estágios de cada prova: os primeiros 8 km, a euforia do meio, o “muro” em algum lugar entre os 25K, o trecho final e a linha de chegada.
E embora a estrela milionária de 1,80 e eu não tenhamos quase nada em comum, ambas precisamos treinar. Eu para qualquer corrida na qual me inscrevi naquele mês e a Taylor para as apresentações cheias de energia da sua turnê mundial.
Um treino com certeza para satisfazer os fãs é o “Taylor Swift Treadmill Strut” (Passo da Esteira da Taylor Swift), criado por Allie Bennett no TikTok. Ela criou uma playlist de músicas da Swift (que atualmente tem 124 mil curtidas) que combina o ritmo com um treino de caminhada na esteira.
@benntheredonethat @allie bennett 36 minutes of pure bangers – this might be the best workout i’ve ever created🕺🏻let me know if you try it out!! #treadmillstrut #taylorswift #workout #hotgirlwalk #12330
Mas se você prefere ter Swift na corrida ao ar livre ou na próxima maratona, abaixo está a minha playlist, perfeitamente adequada para o seu próximo recorde pessoal.
Os primeiros quilômetros: “Blank Space”
Os primeiros quilômetros de uma corrida são cheios de empolgação, adrenalina e nervosismo. Também pode ser um dos momentos mais perigosos de uma maratona, porque você está rodeado por outros corredores e pressionado a correr mais rápido do que o ritmo que você estabeleceu originalmente. É por isso que a música “Blank Space” é perfeita para esse período – o ritmo constante é ideal para manter o ritmo, e a música reforça minha atitude para o que está por vir.
Pico de euforia: “Cruel Summer”
Eu admito que não senti muita afinidade com essa música quando ela foi lançada no álbum “Lover”, de 2019, mas seu ressurgimento como single me fez acreditar. Quando atinjo o ápice da minha euforia de corredor, que está por volta dos 16 km (momento em que a dor se reflete mais como uma onda de êxtase e você começa sorrir como um bobo), eu toco “Cruel Summer” e praticamente me remexo toda na batida. Não é a pior coisa que você já ouviu?”
O muro: “Bejeweled”
Se alguma música poderia me fazer sair da cama e dançar, é essa. Quando atinjo o “muro” – em torno dos 25K – “Bejeweled” me faz sentir como se fosse a personagem principal da corrida. A frase (“Acredite, continuo enfeitada, quando entro na sala, ainda posso fazer todo o lugar brilhar!”) me faz querer usar os dedos dos pés como se fossem as pernas de uma bailarina de jazz, e me faz concentrar na música em vez do total esgotamento das minhas pernas.
A última parte da corrida: “All Too Well”
Entre os quilômetros 32 e 40, estou em outro mundo. Meu corpo está no piloto automático, uma perna após a outra. É quando eu ouço “All Too Well” – todos os dez minutos dela. Algumas pessoas podem achar um pouco lenta demais para uma música de corrida, mas durante a reta final, eu preciso de letras para me concentrar. “All Too Well” é tão bom quanto ouvir uma história, mas neste caso é a Taylor Swift que está contando.
A linha de chegada: “Enchanted”
A linha de chegada é uma experiência única, e o que torna isso ainda mais divino é Taylor Swift cantando uma de suas baladas mais icônicas (na minha opinião – uma opinião correta). Uma coisa importante é que eu cronometrarei a música exatamente para que eu termine a corrida logo após as últimas linhas de “Por favor, não esteja apaixonada por outra pessoa, por favor, não tenha alguém esperando por você…” e então, BOOM, a batida cai e você está aproveitando toda a glória da pós-corrida suada e maravilhosa com Taylor Swift em seus ouvidos.