Uma rajada de vento inesperada fez uma cadeira se desprender de um teleférico no resort de esqui Thredbo, em New South Wales, Austrália, na tarde de 18 de agosto, ferindo três snowboarders.
+ Complexo de esqui de R$ 2,4 trilhões será inaugurado na Arábia Saudita
+ Como a indústria do esqui está se tornando sustentável
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Uma ‘rajada de vento incomum’ no Kosciuszko Quad Express, perto do topo da estação do teleférico, fez com que uma cadeira caísse vários metros na neve abaixo, de acordo com a Australian Broadcasting Company. A ABC também relatou que as rajadas de vento foram medidas em cerca de 53km/h no topo do teleférico minutos antes do acidente ocorrer.
Três praticantes, com idades entre 20 e 30 anos, ficaram feridos. Eles foram levados para atendimento médico devido a ferimentos nas costas e no rosto, sendo que um deles precisou ser resgatado por um helicóptero.
Em story no Instagram, o resort afirmou que ‘Thredbo está comprometido com a segurança dos hóspedes e da equipe. O incidente está sendo investigado minuciosamente pelo Safework NSW e por especialistas independentes’.
O Kosciuszko quad express é o teleférico mais longo da Austrália e tem 33 anos, conforme relatado pela ABC. O incidente de sábado não é o primeiro na história do resort. Uma cadeira se soltou do cabo em 2019, fazendo com que um praticante caísse de uma altura de aproximadamente 30 pés. A causa também foi uma rajada de vento incomum. Naquele dia, algumas rajadas chegaram a atingir mais de 110km/h, com uma média de mais de 80km/h, de acordo com o resort. Em 2016, um evento semelhante ocorreu quando uma cadeira vazia no Gunbarrel Chairlift também foi arrancada por rajadas de vento.
O resort reabriu o teleférico no dia seguinte, e as operações completas da montanha foram retomadas.
A tradução da mensagem do Resort:
“Houve um incidente isolado que afetou uma única cadeira no teleférico Kosciuszko por volta das 14h20 de sábado, 19 de agosto de 2023, causado por uma rajada de vento incomum. Os três hóspedes envolvidos estão recebendo o mais alto nível de atendimento médico. Nenhum outro hóspede ou cadeira foi afetado.
Thredbo está comprometido com a segurança de nossos hóspedes e nossa equipe. O incidente está sendo minuciosamente investigado pelo SafeWork NSW e por especialistas independentes.
Após inspeções de engenharia independentes, o teleférico Kosciuszko retomará as operações hoje, domingo, 20 de agosto de 2023.
Thredbo garante aos hóspedes que sua segurança é primordial e que continuaremos a aplicar nossos altos padrões de segurança e gestão de riscos.”