Como a indústria do esqui está se tornando sustentável

Por Redação

A mensagem é clara: mudar ou enfrentar um futuro sem esqui. Foto: Melvin Wahlin / Pexels.

Preocupadas com o futuro do Planeta, cada vez mais empresas estão agilizando mudanças para tornar a indústria do esqui mais sustentável.

“Compensar tem sido algo em nosso horizonte desde que nos estabelecemos em 2000, mas é apenas o começo”, diz Beat Steiner, fundador da Bella Coola Heli Sports, no Canadá. “As mudanças climáticas nos afetam todos os dias, criando instabiliade no clima, estações mais curtas e mudanças rápidas nas geleiras”.

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É fácil zombar de uma operação de heli-ski compensando emissões de carbono como uma jogada de marketing. Pessoas ricas voando em helicópteros que consomem combustíveis fósseis não evocam imagens de salvar o planeta, mas olhe mais de perto e você poderá ver uma imagem diferente. Às vezes confundimos a floresta com as árvores.

“Levamos um tempo para estabilizar nosso negócio e ter recursos para começar a procurar maneiras de reduzir nosso impacto”, disse Steiner. “Foi nessa época que o projeto Great Bear Forest Carbon começou e, embora haja muito ceticismo em relação às compensações, vimos isso como um primeiro passo. Uma declaração de tentar fazer parte da solução”. Em 2013, a Bella Coola fez uma auditoria completa de sua emissão de carbono, desde os deslocamentos diários até alimentação, combustível e voos para os hóspedes, tornando-se a primeira operação de heli-ski do mundo a se tornar neutra em carbono.

Mudando o jogo

“Uma operação de heli-ski, mesmo que seja grande, não vai mudar nada. Em nenhuma direção”, diz Steiner, enfatizando a necessidade de um esforço coletivo para resolver o problema do clima. “Uma das razões mais importantes para aderirmos às compensações foi inspirar outros a nos seguir”.

A Northern Escape Heli Skiing, sediada no norte da Colúmbia Britânica, também no Canadá, foi a segunda operação a reconhecer o problema e se tornou neutra em carbono em 2021. Desejando provar que um novo negócio poderia ser sustentável desde o início, John Forrest, fundador e gerente geral, reduziu as emissões de sua operação substituindo máquinas movidas a gás por elétricas e instalando energias renováveis, como solar. A Northern Escape então comprou compensações para cobrir o restante de suas emissões.

O movimento cresceu quando a Whistler Heli-Skiing se tornou neutro em carbono. Pouco depois, o grupo HeliCat Canada, que supervisiona todas as operações de heli e cat ski na província, criou o Sightline 2030, estabelecendo a meta de que todos os 39 membros sejam neutros em carbono até o final da década – mas isso mudará muito?

Todas as operações de heli-ski dependem muito de combustíveis fósseis e continuarão assim até que uma alternativa esteja disponível. Um dia de heli-ski produz mais de 600 kg de carbono. Uma viagem pelo Atlântico para chegar a um lodge de heli-ski é estimada em quase cinco vezes isso – a metade do que o americano médio emite durante todo um ano. Tanto Steiner quanto Forrest reconhecem seu consumo e estão procurando o próximo passo.

“O movimento cresceu quando a Whistler Heli-Skiing se tornou neutro em carbono. Pouco depois, o grupo HeliCat Canada, que supervisiona todas as operações de heli e cat ski na província, criou o Sightline 2030, estabelecendo a meta de que todos os 39 membros sejam neutros em carbono até o final da década – mas isso mudará muito?”

A Bella Coola está em negociações com a Tomorrow’s Air, uma coletiva global de captura de carbono, para remover o carbono que produz da atmosfera. “A captura de carbono é extremamente cara no momento, mas é isso que é necessário”, diz Steiner. “Nosso objetivo é entrar no mercado, ajudar a melhorar a tecnologia, reduzir os preços e eventualmente criar uma oportunidade para que todos equilibrem o carbono que criam”.

Um problema global

O impacto das mudanças climáticas é onipresente na indústria de esqui. Os invernos estão mais curtos, obrigando os resorts a abrir mais tarde e fechar mais cedo. A estação é, em média, um mês mais curta do que há apenas 30 anos. As temperaturas estão subindo drasticamente. O inverno de 2020 foi 3,4 graus Celsius mais quente do que a temperatura média dos 30 anos anteriores, mudando radicalmente a forma como resorts e cidades de montanha ao redor do mundo operam.

Chamonix, a meca do esqui, não teve sua primeira neve real este ano até o final de janeiro. Alguns resorts nos Alpes nunca abriram durante toda a temporada – a segunda consecutiva – enquanto aqueles com recursos suficientes recorreram à produção de neve artificial apenas para abrir os teleféricos. Se continuar no ritmo atual, o futuro será sombrio. A maioria dos resorts não terá neve daqui a 80 anos. Felizmente, líderes da indústria estão prestando atenção.

Laax, na Suíça, está trabalhando para se tornar o primeiro resort de esqui autossuficiente, eliminando completamente as emissões. Atualmente, ele obtém toda a sua energia de fontes renováveis, como energia hidrelétrica, eólica e solar. O calor dos trens é reutilizado nos prédios e a infraestrutura de veículos elétricos está crescendo, entre outros esforços menores. Não muito longe, Zermatt, também na Suíça, é livre de carros, com acesso apenas por trem. Sua estação de teleférico é alimentada por energia solar, ônibus elétricos transportam os visitantes pelo resort e suas máquinas de preparar pistas são híbridas elétricas.

“Também houve progressos nos Estados Unidos. Wolf Creek, no Colorado, e Palisades Tahoe (anteriormente conhecido como Squaw Valley), na Califórnia, são alimentados inteiramente por energia solar. A Vail Resorts se comprometeu a ter zero emissões e zero resíduos em todos os seus resorts até 2030”

Também houve progressos nos Estados Unidos. Wolf Creek, no Colorado, e Palisades Tahoe (anteriormente conhecido como Squaw Valley), na Califórnia, são alimentados inteiramente por energia solar. A Vail Resorts se comprometeu a ter zero emissões e zero resíduos em todos os seus resorts até 2030, e está no caminho para atingir 50% de progresso até 2025. A Vail está reduzindo o consumo de energia nas operações de produção de neve, bem como em edifícios e novas construções. O Big Sky Resort em Montana fez um compromisso semelhante, visando ser neutro em carbono até 2030 (seus teleféricos já funcionam com energias renováveis).

Cadeias de fornecimento mais limpas

As melhorias na indústria de esqui não se limitam apenas a resorts e operadoras. Os fabricantes começaram a revolucionar os materiais usados em esquis e pranchas de snowboard, liderados em muitos aspectos pela WNDR Alpine. A marca usa materiais à base de bioplástico para melhorar o desempenho e reduzir o uso de petróleo. Sua tecnologia Algal Wall oferece 138% a mais de amortecimento em comparação com o ABS tradicional, com um impacto muito menor.

O óleo de microalgas da WNDR resulta em um terço das emissões de carbono em comparação com produtos de petróleo similares, e sua fábrica em Salt Lake City é alimentada 100% por energia renovável – e isso é apenas o começo. “Estamos direcionando nosso foco para o impacto sistêmico além de nossos próprios esquis e pranchas”, diz Xan Marshland, gerente de desenvolvimento de marca. “É uma coisa vender um produto que utiliza material à base de bioplástico em vez de petróleo, mas temos uma oportunidade enorme de multiplicar nosso impacto usando nossa tecnologia para melhorar as cadeias de fornecimento de outras marcas. Estamos compartilhando esses materiais por meio de parcerias do setor”.

A Jones Snowboards revolucionou seu processo de fabricação nos últimos cinco anos. Agora, ela usa resina à base de bioplástico em vez de carbono à base de petróleo, ABS reciclado nas laterais e uma cera natural em todas as pranchas à base de plantas e biodegradável. Assim como a WNDR, sua fábrica é alimentada inteiramente por energia solar. Desde 2016, a Jones economizou 18.000 kg de solvente à base de petróleo, 847 milhas de ABS e 1.366 toneladas de carbono que entrariam na atmosfera. A empresa também utiliza 100% de plumas recicladas em suas roupas.

Talvez não haja influência maior do que a da Patagonia. A nova linha de esqui da marca é totalmente livre de PFC, uma substância química nociva que raramente se degrada, e é feita com 100% de materiais reciclados.

Talvez não haja influência maior do que a da Patagonia. A nova linha de esqui da marca é totalmente livre de PFC, uma substância química nociva que raramente se degrada, e é feita com 100% de materiais reciclados. (A Patagonia ajudou a trazer esse novo GORE-TEX ePE para o mercado). Enquanto isso, a marca visionária reduziu sua pegada de carbono, utilizando 100% de energia renovável em lojas, escritórios e centros de distribuição. Desde 2016, ela duplicou o uso de algodão orgânico regenerativo, cânhamo, poliéster reciclado e nylon reciclado, e há planos para eliminar completamente o uso de petróleo até 2025.

Nos últimos quatro anos, os esforços da Patagonia evitaram que 6,6 milhões de kg de carbono fossem emitidos na atmosfera, o equivalente ao plantio de 109.000 árvores. Até 2040, a empresa espera ser neutra em carbono em todo o negócio, incluindo suas cadeias de fornecimento.

O quadro maior

Vamos ampliar a visão. Poucas organizações têm promovido mudanças mais abrangentes do que a Protect Our Winters, uma organização sem fins lucrativos dedicada, como o nome sugere, à luta contra as mudanças climáticas. Fundada em 2007 pelo snowboarder profissional Jeremy Jones, a organização tem conseguido aumentar o engajamento cívico na comunidade ao ar livre, tornando as mudanças climáticas uma questão prioritária e impulsionando mudanças por meio de legislações estaduais e federais.

“Quando lançamos nosso primeiro esforço de ‘votação consciente’ em 2018, a maioria das marcas nem queria ouvir falar disso. Avançamos para 2022 e a situação é completamente oposta”, diz Mario Molina, diretor executivo. “Temos tido sucesso em evoluir nossa mensagem para torná-la menos partidária e envolver mais marcas, mas há muito mais trabalho a ser feito. Precisamos superar as lutas ideológicas e ter conversas fundamentadas.”

Molina diz que a indústria de esqui tem feito progresso real nos últimos cinco anos, principalmente por meio de projetos individuais de empresas privadas. Ele está ajudando as marcas a enxergarem o quadro maior. “O principal obstáculo é a ideia de que resolver as mudanças climáticas se resume às emissões de escopo 1, 2 e 3 de qualquer empresa. Toda a indústria de esqui poderia se tornar neutra em carbono amanhã e isso não mudaria muito”, disse Molina. “Precisamos de mudanças nas políticas, como apoio total ao Ato de Redução da Inflação. A indústria de esqui está em uma posição única para fazer isso. Ela tem uma influência política desproporcional com grande visibilidade na mídia que está sendo subutilizada.”

“Os créditos de carbono financiam projetos climáticos importantes, mas não mudam fundamentalmente a forma como a indústria do esqui opera. Precisamos evitar perpetuar uma narrativa falsa de que as marcas podem pagar para se livrar das emissões de carbono”, disse Molina

Os créditos de carbono são um primeiro passo válido, mas apenas o básico, segundo ele. “Os créditos financiam projetos climáticos importantes, mas não mudam fundamentalmente a forma como a indústria do esqui opera. Precisamos evitar perpetuar uma narrativa falsa de que as marcas podem pagar para se livrar das emissões de carbono”, disse Molina, que espera que a indústria passe de simplesmente remover o carbono dos balanços contábeis para investir em soluções de longo prazo.

O caminho a seguir

O esqui não é a raiz do problema. É a nossa dependência coletiva dos combustíveis fósseis. No entanto, o esqui nunca será sustentável se continuarmos a alimentar nosso mundo com carvão, petróleo e gás natural. Essa é a meta, na opinião de Molina. Para chegar lá, precisamos apoiar marcas que ofereçam produtos e serviços sustentáveis e, o mais importante, empenhar-nos mais na defesa de mudanças políticas cruciais.

Fazer curvas em uma encosta congelada não adiciona carbono à atmosfera, mas comprar um par de esquis novos e viajar de avião pelo país certamente o faz. Se você planeja fazer uma viagem de esqui no próximo inverno, considere sua responsabilidade no futuro da neve.

Fonte Men’s Journal







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