Em um mundo em que a conscientização ambiental está cada vez mais em destaque, é encorajador testemunhar a crescente busca dos viajantes por destinos mais sustentáveis. Segundo um relatório da Euromonitor International, quase 80% dos viajantes estão dispostos a pagar mais por recursos de viagens ecologicamente mais corretas, apesar das crises econômicas globais. E não para por aí: mais de 40% estão prontos para investir mais de 30% adicional em aventuras eco-turísticas. Esses números refletem um desejo genuíno de tornar o turismo uma força positiva para o planeta e para as comunidades locais.
Leia mais:
+ Preços para escalar o Everest disparam; veja os novos valores
+ Greenwashing: como não cair na ‘sustentabilidade fake’ das marcas
+ 7 maneiras para praticar o Turismo Sustentável
Para ajudar esses viajantes, a Euromonitor International lançou o Índice de Viagens Sustentáveis 2023, que avalia países e cidades com base em sua abordagem em relação à sustentabilidade em três categorias: saúde do destino, impactos específicos do turismo no ambiente local e estado geral do turismo. A Europa é destaque nesse índice, ocupando as 17 primeiras posições. Liderando o ranking de países mais sustentáveis está a Suécia, seguida de perto pela Finlândia e Áustria.
Surpreendendo a todos, o Uruguai entrou no top 20 pela primeira vez, avançando incríveis 15 posições em relação ao ano anterior. O Egito e as Maldivas também se destacaram como os países que mais evoluíram ao longo dos últimos cinco anos.
No entanto, a busca pela sustentabilidade não se limita a países; cidades de todo o mundo estão abraçando mudanças positivas. O Índice de Principais Destinos Urbanos da Euromonitor destaca Melbourne, na Austrália, como a cidade líder em sustentabilidade. Com uma ambiciosa meta de atingir emissões líquidas zero até 2040, Melbourne demonstra como o compromisso com energias renováveis e ações eco-conscientes podem transformar uma cidade.
Através desse índice, vemos que cidades espanholas, como Madri e Sevilha, também estão na vanguarda da sustentabilidade, seguindo a iniciativa Net Zero Cities da União Europeia. Além disso, destinos de longa distância como Austrália, Islândia e Nova Zelândia estão emergindo como líderes na demanda por turismo sustentável, beneficiando-se de estadias prolongadas e de uma abordagem de turismo regenerativo que deixa um legado positivo para as futuras gerações.
À medida que mais viajantes abraçam a importância de viajar de forma sustentável, essa tendência está impulsionando mudanças profundas em todo o setor.
Índice de Viagens Sustentáveis – Top 20
- Suécia
- Finlândia
- Áustria
- Estônia
- Noruega
- Eslováquia
- Eslovênia
- Islândia
- Letônia
- Suíça
- França
- Lituânia
- Dinamarca
- República Tcheca
- Alemanha
- Portugal
- Uruguai
- Romênia
- Polônia
Índice de Principais Destinos Urbanos – Top 10
- Melbourne, Austrália
- Madri, Espanha
- Sevilha, Espanha
- Estocolmo, Suécia
- Tallinn, Estônia
- Toronto, Canadá
- Palma De Mallorca, Espanha
- Las Vegas, EUA
- Lisboa, Portugal
- Munique, Alemanha