O Golfo Pérsico está prestes a ter seu primeiro resort de esqui, a um custo aproximado de 500 bilhões de dólares (R$ 2,4 trilhões).
O complexo chamado Trojena abrigará mais de 7 mil residentes e planeja receber cerca de 700 mil visitantes anuais.
Veja também
+ Rio perdeu mais de 40% de embarques aéreos entre 2014 e 2022
+ A rotina de alongamento que todo atleta outdoor deveria fazer
+ Gaúcho dá a volta ao mundo de bicicleta e lança livro sobre a experiência
Com previsão de inauguração em 2026, o local situado na cordilheira de Tabuk também abrigará os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029.
Trojena terá uma montanha de esqui, um lago artificial, uma “vila vertical” com paredes de escalada, vida noturna, compras, festivais e muito mais.
Philip Gullett, diretor-executivo do complexo, disse ao Al Arabiya English que a área montanhosa ao redor de Trojena possibilita a abertura de uma montanha de esqui, mas torná-la realidade será um grande feito de engenharia.
“No entanto, o que é menos conhecido sobre Trojena é que ela experimenta nevascas naturais a cada ano, com temperaturas abaixo de zero durante os meses de inverno”, disse Gullett. “Tudo isso apoia Trojena como um destino de esportes de inverno.”
Os construtores afirmam que Trojena será um dos resorts de esqui mais ecologicamente sustentáveis do mundo.
Gullett disse: “Para atender a esses requisitos, usamos energia renovável, minimizamos o uso de água e maximizamos a recuperação de água. Também operaremos as máquinas de neve usando a rede de energia renovável da NEOM, que é neutra em carbono e não emite gases de efeito estufa.”
A montanha de esqui em Trojena estará a uma altitude de aproximadamente 2.400 metros acima do nível do mar, onde as temperaturas variam de -17°C a 22°C.
Ver essa foto no Instagram