Na manhã desta segunda-feira, um novo capítulo da intensa atividade do vulcão Etna, localizado no leste da ilha italiana da Sicília, provocou o fechamento temporário do aeroporto de Catânia. A erupção, que ocorreu nas primeiras horas do dia, resultou na suspensão de todos os voos na região, informou a empresa de gestão aeroportuária Sac.
Leia mais:
+ Uphill para iniciantes: 6 dicas para subir montanhas de forma eficiente
+ Vídeo: Vulcão Etna, na Itália, ‘cospe’ lava brilhante durante pôr do sol
+ O que sabemos sobre o futuro do treinamento de resistência?
Com a erupção em curso, a Sac comunicou que todas as partidas e chegadas no aeroporto estão canceladas até pelo menos as 13h, horário local. A operadora também recorreu às redes sociais, aconselhando os passageiros a entrarem em contato direto com as companhias aéreas para obter informações sobre a situação de seus voos.
O vulcão Etna, que detém o título de ser o mais ativo da Europa, liberou uma espessa nuvem de cinzas que se dispersou sobre a cidade de Catânia, impulsionada pelos ventos da região. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália confirmou a atividade, relatando que uma corrente de lava escorreu para o sul da cratera do vulcão, a uma altitude de 2.800 metros.
Essa ocorrência coincide com o período de início das férias tradicionais na Itália, conhecido como “Ferragosto”, celebrado no dia 15 de agosto. A ilha da Sicília é um refúgio popular tanto para italianos quanto para visitantes estrangeiros durante a temporada de verão.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o aeroporto de Catânia é impactado pelas atividades do Etna. Em meados de maio, as operações de voo já foram interrompidas devido a erupções vulcânicas, o que ressalta a constante influência da natureza na região.
O Monte Etna tem uma história eruptiva que se estende por mais de meio milhão de anos, mas somente nos últimos 100 mil anos adquiriu a forma icônica que possui atualmente. Registros históricos revelam que uma das erupções mais devastadoras do vulcão ocorreu em 1669, resultando em uma tragédia com cerca de 20 mil mortes.
Como uma das atrações mais impressionantes da Sicília, o vulcão Etna é um componente intrínseco do cenário da ilha e atrai milhões de turistas anualmente. Apenas no ano passado, aproximadamente 10 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, que serve a região leste da Sicília, ressaltando a importância da conectividade aérea para a economia local e para o turismo na região.