Quando um totem misteriosamente apareceu em uma famosa trilha na costa sudeste da Inglaterra, as especulações sobre quem era o responsável chegaram até na hipótese de extraterrestres.
O poste de madeira de 2,4 metros de altura, erguido sobre os penhascos na trilha North Downs Way, em Kent, provocou particular interesse por sua inscrição com o nome Perkūnas, o deus báltico do trovão.
Desejando manter a obra de arte situada na reserva natural Capel-Le-Ferne, a Kent Wildlife Trust está em processo de solicitação de permissão ao conselho do distrito de Dover. No entanto, o apelo para encontrar o artista responsável pela obra até agora não teve sucesso.
Veja também
+ Smartwatch para corrida: 3 dicas para usar da melhor maneira
+ Uma das trilhas de longa distância mais selvagens dos EUA está desaparecendo
+ Dia dos Pais 2023: Confira sugestões de presentes ideais para atividades outdoor
Dr. Francis Young, historiador da Universidade de Oxford e folclorista especializado em história da religião e crença, disse que o poste, que se pensa ser esculpido de uma única árvore, parece sugerir uma conexão lituana com suas origens.
“Perkūnas é talvez o deus báltico mais conhecido”, ele disse. “Esse é o nome lituano dele. Ele é o mesmo que o deus eslavo Perun. Ele é um dos três ou quatro deuses mais importantes na mitologia báltica, mas não o mais importante. Ele é equivalente ao deus nórdico Thor e também empunha um martelo.”
Young disse que pouco se sabe sobre a aparência dos totens pagãos originais, pois não há ilustrações sobreviventes deles.
Mas ele disse que a escultura misteriosa parece coincidir com as descrições de totens por missionários cristãos do século XV e XVI na Lituânia, o último país na Europa a parar de praticar o paganismo, bem como pesquisa sobre mitologias comparativas do leste europeu.
“Às vezes [o totem] era esculpido em uma árvore viva ou em uma que acabara de morrer”, acrescentou Young.
Jerzy Sikora, um arqueólogo medieval da Universidade de Łódź, observou no Twitter que o totem de Kent se parece com o Wolin Svetovit, uma escultura de madeira do século IX ou X que representa Svetovit, um deus eslavo da abundância e da guerra, encontrada na Polônia em 1974.
Young concordou que isso pode ser a inspiração para a escultura de Kent, dada a falta de outro material de origem. Mas ele disse que a localização do novo totem é incomum, já que as esculturas eram tradicionalmente colocadas em bosques.
Ian Rickards, gerente de área da Kent Wildlife Trust, disse que gosta da teoria de que o totem foi erguido para proteger as gralhas-de-bico-vermelho recentemente reintroduzidas, aves que estavam ausentes na natureza em Kent há mais de 200 anos devido à perda de habitat e perseguição histórica.
“Gostaria de pensar que alguém estava invocando esse deus para proteger as aves que fazem ninhos nos penhascos”, disse Rickards, que visitou a escultura duas vezes desde sua súbita aparição no final de julho.
“Muitas pessoas que passaram pararam para admirá-la. O poste inteiro foi coberto com o que parece ser ondas intrincadas com uma cabeça de totem e um capuz de metal em cima. É uma peça de arte bem elaborada. O tamanho e o peso significam que teria exigido muito esforço para colocá-lo lá em cima no escuro.”