Henrique Avancini venceu na tarde do último domingo (23) a prova de Cross Country Olímpico (XCO) do Campeonato Brasileiro de 2023, competição realizada na cidade de São José dos Campos (SP).
Com a conquista, o ciclista da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing chegou ao seu 23º título de Campeonato Brasileiro. Só na categoria Elite ele já venceu 14 vezes somadas as conquistas de sexta-feira (21) no Short Track (XCC) e hoje no XCO.
Veja também
+ Mente cíclica: a motivação de Henrique Avancini para seguir no topo
Por que todo mountain biker precisa de uma hardtail
+ Diário do Tour: Vingegaard conquista título pela segunda vez consecutiva
Avancini completou a prova de domingo com o tempo de 1h23min14seg. O pódio foi composto ainda pelo seu companheiro de equipe, Ulan Galinski (1h23min33seg) e Nicolas Rafael Amancio (1h23min43seg) na terceira colocação.
“Mais uma vez é uma honra ser campeão brasileiro e vestir esta camisa por mais um ano. Agradeço a todos pela torcida. Foi uma prova muito física e espero que todos tenham curtido”, disse Avancini.
Com o triunfo o atleta, que defendia o título do XCC e XCO, segue com o direito de usar no restante da temporada e em 2024 a camisa com a bandeira do Brasil no peito.
No feminino, Karen Olímpio, da Audax, fechou as cinco voltas no circuito com o tempo de 1h28min18s. A então campeã Raiza Goulão, da Squadra Oggi, terminou em segundo, enquanto Isabella Lacerda, da Scott Brasil, ficou em terceiro.
Ver essa foto no Instagram
“Muito feliz em ter conseguido entregar positivamente o maior objetivo da temporada, terminando com essa linda vitória. Trabalhei a temporada inteira para esse momento, passei por erros e tropeços, mas sempre acreditando no proposito final. Agradeço a Deus por tudo que esta acontecendo, meu treinador e a minha equipe, essa vitória é de todos nós”, destacou Karen.
Na Sub 23, Giugiu Morgen, da Sense Factory Racing, foi a vencedora entre as mulheres. No masculino, vitória para Gustavo Xavier, da Specialized Brasil.