Henrique Avancini: 23 vezes campeão brasileiro de mountain bike

Por Redação

avancini
Esta é a 23ª conquista de Avancini em títulos brasileiros – só na categoria Elite ele venceu 14 vezes. Foto: Felipe Almeida.

Henrique Avancini venceu na tarde do último domingo (23) a prova de Cross Country Olímpico (XCO) do Campeonato Brasileiro de 2023, competição realizada na cidade de São José dos Campos (SP).

Com a conquista, o ciclista da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing chegou ao seu 23º título de Campeonato Brasileiro. Só na categoria Elite ele já venceu 14 vezes somadas as conquistas de sexta-feira (21) no Short Track (XCC) e hoje no XCO.

Veja também
+ Mente cíclica: a motivação de Henrique Avancini para seguir no topo
Por que todo mountain biker precisa de uma hardtail
+ Diário do Tour: Vingegaard conquista título pela segunda vez consecutiva

Avancini completou a prova de domingo com o tempo de 1h23min14seg. O pódio foi composto ainda pelo seu companheiro de equipe, Ulan Galinski (1h23min33seg) e Nicolas Rafael Amancio (1h23min43seg) na terceira colocação.

“Mais uma vez é uma honra ser campeão brasileiro e vestir esta camisa por mais um ano. Agradeço a todos pela torcida. Foi uma prova muito física e espero que todos tenham curtido”, disse Avancini.

Com o triunfo o atleta, que defendia o título do XCC e XCO, segue com o direito de usar no restante da temporada e em 2024 a camisa com a bandeira do Brasil no peito.

No feminino, Karen Olímpio, da Audax, fechou as cinco voltas no circuito com o tempo de 1h28min18s. A então campeã Raiza Goulão, da Squadra Oggi, terminou em segundo, enquanto Isabella Lacerda, da Scott Brasil, ficou em terceiro.

“Muito feliz em ter conseguido entregar positivamente o maior objetivo da temporada, terminando com essa linda vitória. Trabalhei a temporada inteira para esse momento, passei por erros e tropeços, mas sempre acreditando no proposito final. Agradeço a Deus por tudo que esta acontecendo, meu treinador e a minha equipe, essa vitória é de todos nós”, destacou Karen.

Na Sub 23, Giugiu Morgen, da Sense Factory Racing, foi a vencedora entre as mulheres. No masculino, vitória para Gustavo Xavier, da Specialized Brasil.