Imagine poder viajar para quase todos os cantos do mundo sem precisar enfrentar a burocracia dos vistos. Para alguns sortudos, isso é uma realidade graças ao poder de seus passaportes. Enquanto alguns cidadãos passam horas em filas de controle de fronteiras, outros podem simplesmente cruzar as fronteiras com facilidade, aproveitando a liberdade de viajar sem restrições.
Leia mais:
+ 17 maravilhas da Patagônia chilena reunidas em um só rolê
+ Como se manter em forma durante uma viagem
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Mas qual nação ostenta o passaporte mais poderoso do mundo? A resposta está no Índice de Passaportes Henley, que periodicamente analisa os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo para classificar os passaportes globais de acordo com a quantidade de países que seus portadores podem visitar sem a necessidade de visto. As descobertas mais recentes podem surpreender muitos.
Com um total impressionante de 192 destinos em todo o mundo acessíveis sem visto, o passaporte de Singapura reina como o mais poderoso do planeta. Cidadãos singapurianos têm a oportunidade de explorar uma grande variedade de destinos turísticos sem a necessidade de lidar com a papelada do visto. Com uma vantagem de dois destinos a mais do que seus concorrentes mais próximos, os cidadãos de Singapura são verdadeiramente privilegiados quando planejam suas viagens.
No segundo lugar, há um empate tríplice entre Alemanha, Itália e Espanha, cujos passaportes concedem acesso livre de visto a 190 destinos ao redor do mundo. Enquanto isso, o Japão, um dos grandes campeões dos últimos cinco anos, agora se encontra em terceiro lugar, juntamente com outras seis nações como Áustria, Finlândia, França, Luxemburgo, Coreia do Sul e Suécia, oferecendo a seus cidadãos a liberdade de explorar 189 destinos desejados sem a necessidade de um visto.
Enquanto muitos podem menosprezar o Brasil em diversos aspectos, o nosso país orgulhosamente ocupa uma posição invejável no cenário dos passaportes. Atualmente, em 2023, o passaporte brasileiro figura no 19º lugar do ranking mundial, proporcionando acesso sem visto a 168 destinos ao redor do globo.
Em contraste, os passaportes mais fracos do mundo pertencem ao Afeganistão, com apenas 27 destinos acessíveis sem visto, seguido pelo Iraque com 29 destinos e pela Síria com 30.
Aqui estão os cinco passaportes mais poderosos do mundo, junto com o número de países que seus portadores podem visitar sem visto, de acordo com o Índice de Passaportes Henley:
- Singapura (192)
- Alemanha (190) Itália (190) Espanha (190)
- Japão (189) Áustria (189) Finlândia (189) França (189) Luxemburgo (189) Coreia do Sul (189) Suécia (189)
- Reino Unido (188) Países Baixos (188) Irlanda (188) Dinamarca (188)
- Bélgica (187) República Tcheca (187) Malta (187) Nova Zelândia (187) Noruega (187) Suíça (187)
Esses números ilustram a incrível vantagem que certos passaportes podem proporcionar aos seus portadores em termos de mobilidade e exploração global. Para aqueles com passaportes poderosos, o mundo é realmente um lugar vasto e acessível esperando para ser descoberto.