Utilizando o surfe como ferramenta de inclusão social, o Centro de Treinamento Léo Neves oferece um espaço de ensino e prática esportiva, educativa, além de saúde e lazer para crianças e adolescentes da comunidade de Saquarema. Além de proporcionar aos jovens ferramentas para seu desenvolvimento como cidadão e até mesmo formar um atleta profissional, o local fomenta os talentos locais, em um projeto que une a formação de base pedagógica à perspectiva de desenvolvimento profissional.
+ Skate no Brasil: Da contracultura à medalha Olímpica, uma revolução cultural em movimento
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
O Centro de Treinamentos reuniu os alunos do local, junto ao time Quiksilver, para uma ação de plantio com mudas na parte de restinga da praia, que devido a urbanização no município, a ocupação desordenada em seu entorno, a introdução de espécies exóticas e o número excessivo de entradas na praia, acabam sofrendo da desestabilização do ecossistema. Pensando nisso, o Centro de Treinamento reuniu os alunos do local para participarem de uma ação de replantio com novas mudas para o local.
“Ações como essa vão muito além deste momento presente, afinal a conscientização acaba sendo feita através das crianças, que levam a informação da importância da vegetação nativa para suas casas. Ter uma marca como a Quiksilver fazendo parte desta vivência é muito gratificante”, diz Márcio Monteiro, coordenador geral do projeto.
Além disso, a Quiksilver promoveu uma ação de doação de roupas de borracha para o Centro, que utiliza os itens para garantir uma prática confortável e segura. “O Centro de Treinamento Léo Neves faz um trabalho incrível na comunidade de Itaúna, por isso promovemos essas ações para que eles tenham mais condições e visibilidade”, explica Caio Sousa, gerente de marketing da Quiksilver e Roxy.