O lendário waterman havaiano Clyde Aikau, irmão mais novo de Eddie Aikau, foi hospitalizado após desmaiar do lado de fora de um restaurante em Las Vegas, nos EUA.
De acordo com uma campanha de financiamento coletivo criada para ajudá-lo com as despesas médicas, Clyde desmaiou depois do jantar enquanto estava em Vegas para uma convenção.
Veja também
+ Morte de Gino Mäder acende debate sobre segurança na véspera do Tour de France
+ Além das ondas, conheça projetos que democratizam o surf e defendem a natureza
+ Por que nos importamos tanto com tragédias como a do Titan?
Quando ele foi levado ao hospital, foi descoberto que tinha um aneurisma na válvula aórtica. Clyde então foi levado às pressas para uma cirurgia cardíaca de emergência.
“O tio Clyde está se recuperando atualmente em um hospital em Las Vegas”, escreveu a família Aikau. “Como você pode imaginar, essas contas médicas já estão se acumulando, ainda precisamos levá-lo para casa e não sabemos quando ele poderá voltar ao trabalho. Por favor, nos ajude a apoiar a família Aikau financeiramente aqui! Qualquer ajuda é bem-vinda.”
Até o momento, a campanha arrecadou US$ 33 mil de uma meta de US$ 200 mil. Alguns dos melhores surfistas do mundo contribuíram, incluindo Kelly Slater, Kelia Moniz, Shaun Tomson, Eli Olson, Luke Shepardson e Joshua Moniz.
As contribuições de Clyde Aikau para a comunidade do surfe são muitas. Ele é um dos organizadores do Eddie Aikau Big Wave Invitational, um evento que ele venceu em 1986. Em 2016, ele competiu novamente aos 66 anos e provou que ainda tinha lenha para queimar
Sua carreira começou quando ele era adolescente. Ele foi campeão da Divisão Juniores do Havaí e continuou competindo por 51 anos. Ele, assim como Eddie, foi salva-vidas em Waimea por uma década, realizando inúmeros resgates bem-sucedidos. Em 1973, Clyde venceu o Duke Kahanamoku Classic. Mas sua influência no surfe vai além de seu talento para pegar ondas.