Se você sentir inchaço, você não está sozinho. Entre 10 e 25 por cento das pessoas saudáveis também sofrem com frequência de inchaço, de acordo com um estudo publicado no International Scholarly Research Notices: Gastroenterology. E como você sabe, se já passou por isso, uma barriga inchada pode atrapalhar tanto seus treinos quanto sua vida diária.
+ Skate no Brasil: Da contracultura à medalha Olímpica, uma revolução cultural em movimento
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
Sentir-se inchado pode ser resultado de várias coisas, desde constipação ou gases até retenção de líquidos ou ingestão excessiva de alimentos. Além disso, até 75% das mulheres sentem-se inchadas antes e durante a menstruação. Se você simplesmente não consegue identificar a causa do seu inchaço, consultar um médico pode descartar quaisquer problemas potencialmente sérios.
Embora as causas sejam individualizadas – após descartadas quaisquer razões médicas maiores – existem várias estratégias que podem ajudá-lo a reduzir a sensação de inchaço.
6 maneiras de aliviar o inchaço
1) Coma devagar
Minimize a quantidade de ar que você ingere diminuindo a velocidade ao comer. Não fale enquanto come e mastigue cada garfada pelo menos 15 vezes para ajudar a quebrar a comida e facilitar a digestão.
2) Seja sensível à ingestão de sal
Às vezes, sentir-se “inchada” não se deve à digestão, mas sim a mudanças hormonais durante o ciclo menstrual que causam retenção de água. Evite esse sentimento reduzindo a ingestão de sódio na semana anterior à menstruação e concentrando-se em alimentos ricos em potássio, como frutas e vegetais.
3) Opte por refeições menores
Evite grandes refeições – e o desconforto que pode resultar delas – comendo refeições menores ou lanches até seis vezes por dia. Refeições menores e mais frequentes também podem mantê-lo mais satisfeito, manter seu metabolismo funcionando de forma consistente ao longo do dia e estabilizar o nível de açúcar no sangue.
4) Esqueça os doces sem açúcar
Sorbitol e manitol – álcoois sem açúcar encontrados em alguns chicletes e doces – são conhecidos por causar problemas gastrointestinais quando consumidos em grandes quantidades. Um álcool de açúcar com o qual você não precisa se preocupar é o eritritol, que não causa os mesmos problemas gastrointestinais que a maioria dos outros álcoois de açúcar.
5) Sintonize a fibra
Consumir pouca fibra pode causar prisão de ventre e outros problemas de saúde. Aumentar a ingestão de fibras muito ou muito rapidamente, no entanto, também pode levar a desconforto digestivo. Alguns alimentos ricos em fibras que são mais facilmente digeridos e menos propensos a causar gases: cenoura, espinafre, frutas vermelhas, sementes de chia, aveia e farinha de aveia, quinoa e abóbora.
6) Exercício
A atividade física, como caminhar ou correr, pode aliviar o inchaço. Manter um núcleo forte também pode ajudar, porque o inchaço ocorre com mais frequência em pessoas com músculos abdominais fracos.