Veja como agitar sua próxima corrida internacional

Veja como agitar sua próxima corrida internacional
Foto: Pexels

Qual é a corrida da sua lista de desejos? Para alguns, isso pode ser nos Estados Unidos, como Boston ou Nova York. Para outros, pode ser uma corrida na Europa, como Berlim, Londres ou até mesmo na Ásia, como Tóquio, por exemplo. Se você pretende viajar para a gringa, estar preparado e planejar com antecedência o ajudará a aproveitar ao máximo sua viagem. Seja qual for o curso estrangeiro que você deseja conquistar, você vai querer aproveitar ao máximo a experiência que as corridas em um novo país trazem.

+ Skate no Brasil: Da contracultura à medalha Olímpica, uma revolução cultural em movimento

+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres

+ Como escolher as melhores ondas?

Embora certamente o orientemos por todo o planejamento pré-corrida, há algumas coisas que ainda podem ser um pouco chocantes e exigir um pouco de navegação quando você chegar, como ler os sinais de corrida em um idioma diferente. 

Antes que o modo de pânico se instale, nós o ajudaremos; desde o melhor aplicativo para baixar para ajudar a navegar nos idiomas até como encontrar o lugar perfeito para ficar. Aqui está o seu guia para não apenas esmagar, mas também aproveitar a experiência que sua jornada de corrida internacional trará.

Planejamento de corrida: escolhendo onde ficar

Antes de reservar onde vai ficar, faça um mergulho profundo na área da corrida e nas opções disponíveis. Escolher suas acomodações com sabedoria é um aspecto que você pode controlar e que pode contribuir para o seu desempenho geral na corrida. 

A nutricionista registrada e ávida corredora internacional, Elana Natker, conta que primeiro se pergunta: “Posso ficar com amigos ou alguém que mora perto?” Natker observa: “Isso é ideal, pois posso ter muito mais controle sobre a comida que estou comendo, como ela é cozida e como posso preparar melhor meu café da manhã. Além disso, preciso tomar uma boa xícara de café antes de uma corrida (importante não apenas para a cafeína, mas para o meu “zen” matinal).

Se você não conhece ninguém na cidade de destino, Natker recomenda ficar em um Airbnb ou em algum lugar que tenha cozinha ou kitnet para permitir que você prepare suas refeições antes da corrida. No entanto, se nenhum dos dois for uma opção, considere um hotel o mais próximo possível da linha de partida. Seu lema: “O mínimo de estresse na manhã da corrida”.

Essenciais de viagem que você precisa levar

De acordo com a nutricionista esportiva certificada, Meghann Featherstun, “ Ao viajar para fora do país para uma corrida, leve qualquer combustível sem o qual você não possa viver. Se houver algo específico que você sempre come antes da maratona ou durante a carga de carboidratos, leve-o. 

Por exemplo, Featherstunn compartilha um alimento básico que ela mesma usa e com outros corredores que ela treina são biscoitos tipo cream cracker.

Combustível de corrida

Se você estiver viajando para o exterior para participar de uma corrida, é provável que não seja sua primeira vez. Mas pode ser um pouco mais desafiador correr para a loja rapidamente na manhã de uma corrida em um país estrangeiro se você esquecer os géis que planejava usar como combustível durante a prova.

Anote tudo o que você fez durante o treinamento em relação à sua nutrição pelo menos três semanas antes de partir para a prova. De guias de eletrólitos a géis de corrida, gomas ou o que você quiser para obter energia instantânea quando sua glicose precisar de um aumento. 

Natker compartilha que acredita firmemente em não fazer nada de novo nas 24 a 48 horas antes de uma corrida importante. Embora outros países certamente tenham sua própria opinião sobre as opções de combustível antes da corrida, como manteiga de amendoim e torradas, ela diz que prefere fazer as próprias malas, sabendo que seu corpo está acostumado com as marcas específicas que usou durante o treinamento.  

Até para a prova em si, tanto Natker quanto a maratonista internacional Chantal Holl, da Holanda, recomendam trazer sua própria bebida de hidratação e géis esportivos. Dado que diferentes países podem usar diferentes auxiliares de abastecimento nesses postos, é importante pensar em suas necessidades pessoais, preferências e com o que seu corpo está acostumado e confiar nos postos apenas para água. 

Aqui está uma mini lista de verificação para fazer seu cérebro girar!

  • Pastilhas de hidratação: Considere os tablets para facilidade de viagem e portabilidade;
  • Géis ou gomas de corrida;
  • Carboidratos antes da corrida: biscoitos, pacotes de aveia ;
  • Produtos amigos dos alérgenos: Massas sem glúten, barras, pães;
  • Fontes de proteína: Pacotes de pó de proteína de dose única; Manteiga de amendoim tamanho viagem, manteiga de amêndoa, manteiga de semente de girassol;
  • Suplementos: Creatina, probióticos, vitamina C, melatonina.

Economize espaço, compre estes lá

Entendemos. Você tem muitas coisas para levar para a corrida, uma mala inteira para sua alimentação não é uma opção. Antes de viajar, pesquise mercados e restaurantes próximos de onde você está hospedado. Isso o ajudará a se sentir confiante em suas opções de abastecimento. Além disso, permite que você conheça com antecedência um pouco sobre a área e onde planejar uma parada para itens essenciais que talvez não consiga levar.

A menos que você tenha uma alergia alimentar que exija que você seja extremamente cauteloso com as trocas de alimentos que faz, é provável que a maioria dos países use algum tipo de farinha de trigo para preparar fontes tradicionais de carboidratos, como baguetes, pretzels macios, bagels, biscoitos, etc. Portanto, você provavelmente poderá comprar algo parecido no mercado local quando pousar.

Se você quiser verificar os ingredientes, baixe o aplicativo Google Tradutor. Esta ferramenta é extremamente útil e permite que você carregue uma foto das palavras que gostaria de traduzir e o faça instantaneamente na imagem. No entanto, observe que os painéis de informações nutricionais de muitos países são bem diferentes da versão dos EUA, o que significa que pode ser mais difícil decifrar os gramas de carboidratos por porção, se isso for importante para você. Nesse caso, pode ser melhor embalar os itens que você usa como combustível de corrida. 

Considere estes fatores para alcançar seu desempenho máximo

Há muitos novos fatores a serem considerados ao viajar para o exterior, como jet lag, hidratação e muito mais. Embora isso exija que você planeje um pouco mais de tempo em sua programação pré-corrida para estar devidamente descansado, hidratado e abastecido do que se estivesse correndo em casa, não é impossível estabelecer um recorde pessoal correndo no exterior. 

Natker compartilha: “Com as corridas de destino, pode ser difícil saber o que esperar, especialmente se você nunca esteve nessas estradas antes ou sabe muito sobre a elevação e possíveis pontos de ‘estrangulamento’ ao longo da rota”. No entanto, não deixe que isso o impeça de alcançar seus objetivos. Natker sugere começar com algumas metas de tempo em mente, “uma que você deve atingir com base no seu treinamento e uma meta estendida se as endorfinas da corrida o impulsionarem a ir mais rápido!”

Featherstun concorda, observando que ela teve clientes que alcançaram recordes pessoais (PR) viajando para outros países para suas corridas, enquanto outros se inclinaram mais para a experiência. De qualquer forma, ambos são excelentes objetivos. Mas, você vai querer pensar em alguns outros fatores que você pode não ter, na medida em que as viagens internacionais também o exigirão.

Jet lag

Se você viajou da costa oeste para a costa leste dos EUA, é provável que já tenha experimentado o jet lag antes. No entanto, o jet lag internacional é uma fera diferente. Não apenas seu ritmo circadiano precisará de tempo para se ajustar, mas também seu apetite. O Centro de Controle de Doenças (CDC) recomenda alguns tratamentos para ajudar no ajuste ao novo fuso horário:

  • Horários das refeições: Procure fazer uma refeição menor antes do voo, com algumas no ar se você tiver uma longa viagem. Quando você pousar, tente comer suas refeições durante o período de tempo do país. Isso ajudará a treinar seu corpo para o novo fuso horário.
  • Sono: Semelhante ao seu horário de alimentação, tente seguir o ciclo sono-vigília dos habitantes locais.
  • Cafeína: Embora não seja recomendado a longo prazo (e especialmente antes de uma corrida se você for sensível à cafeína e problemas gastrointestinais), no entanto, isso pode ser uma solução rápida quando você pousar para fornecer um pequeno impulso se pousar de manhã ou no meio do dia.
  • Melatonina: A pesquisa parece ser mista sobre a inclusão de melatonina para ajudar no jet lag, no entanto, o uso a curto prazo parece ter poucos efeitos colaterais em indivíduos saudáveis. Considere uma dose de 0,5 a 5 mg (a última tem maior probabilidade de fornecer benefícios) para ajudar no ajuste do fuso horário. Apenas não tente isso pela primeira vez na noite anterior à sua corrida! Em vez disso, tente uma dose menor ainda em casa algumas semanas antes da viagem, antes de dormir, para ver como seu corpo responde. 

hidratação

Esta não é uma informação totalmente nova para os corredores, mas quando você precisa embarcar em um voo para chegar à sua corrida, torna-se uma preocupação ainda maior. De acordo com um estudo de pesquisa de 2020 publicado na Nutrients, as cabines de avião são ambientes controlados com umidade muito menor do que o ar normal. Considerando esse fator, voar pode afetar seus níveis de fluidos e hidratação, podendo deixá-lo desidratado após o voo. 

Por isso é muito importante viajar de forma inteligente e se hidratar antes, durante e depois do voo. Considere levar um recipiente extra de eletrólito em sua bagagem de mão. Isso é conveniente e permitirá que você coloque facilmente um comprimido em sua garrafa de água a cada poucas horas com a água passada que os atendentes lhe oferecerão. 

Aproveite ao máximo a experiência de viagem

Dependendo da distância que você está viajando, você provavelmente vai querer dar a si mesmo pelo menos 48 horas antes de correr para se instalar. Se você pode balançar uma semana inteira, então faça isso! Dessa forma, você terá tempo para se aclimatar antes da corrida e muito tempo para apreciar a cena culinária e mergulhar na beleza do país ao terminar. 

Embora você provavelmente experimente o “alto do corredor” junto com as endorfinas naturais que acompanham a viagem ao pousar, é provável que você não queira parar no restaurante mais recomendado do Tripadvisor um ou dois dias antes de uma corrida. Em vez disso, Natker sugere salvar aquele restaurante para a vitória pós-corrida e considerar optar por outro caminho. Holl recomenda usar esses dias para mover seu corpo suavemente, explorar a pista de corrida e visitar um ponto de referência ao ar livre que pode estar em sua lista de desejos. É uma maneira de baixo estresse para se manter ativo e ver a cidade. Traga itens essenciais de hidratação e combustível onde quer que você decida se aventurar e agende bastante tempo para descansar.  

Conclusão

É possível arrasar na corrida internacional aproveitando as experiências que um novo país oferece. No entanto, você deve planejar com antecedência, ainda mais do que faria para uma corrida em seu país de origem. Faça sua lição de casa, faça as malas de maneira inteligente e, o mais importante, concentre-se em abastecer sua corrida e gerenciar seu bem-estar total, incluindo sono e hidratação. Antes que você perceba, você estará voando de volta para casa com uma medalha, fotos e, o mais importante, memórias que estarão com você por toda a vida!