%$#@, Sim! Xingar te deixa mais forte, segundo pesquisa

xingar aumenta a força
Imagem: shutterstock

Vá em frente, solte aquela bomba F…! – ela pode levá-lo ao topo. Uma pesquisa apresentada na Conferência Anual da British Psychological Society revela que xingar em voz alta aumenta a força.

+ Maneiras apoiadas pela ciência de tornar as corridas mais fáceis
+ Por que estar na natureza te torna mais inteligente, de acordo com neurocientistas

O estudo, realizado na Keele University, na Inglaterra, comparou o poder de ciclismo anaeróbico de dois grupos: um puritano, um boca suja – bem, você sabe. Eles descobriram que o grupo autorizado a xingar produzia mais energia – em média, 24 watts a mais por 60 segundos.

Os pesquisadores então seguiram com um teste de força usando apertos de mão isométricos. Mais uma vez, o grupo de palavrões saiu mais forte, aumentando sua força em uma média de 8% em relação ao grupo de não palavrões.

Conclusão? Quando você precisa de um impulso extra (pense em uma pequena onda em uma corrida ou na força para chegar ao topo de uma colina íngreme), um palavrão pode ser apenas o empurrãozinho que você precisa.

Isso se baseia em pesquisas anteriores da mesma equipe de especialistas, que publicou um estudo de 2009 sobre os efeitos analgésicos dos palavrões. Nele, eles descobriram que xingar pode aumentar a capacidade de suportar mais dor, por períodos de tempo mais longos.

Não é totalmente compreendido por que xingar traz superpoderes. Alguns levantam a hipótese de que é porque estimula o sistema nervoso simpático do seu corpo, desencadeando uma resposta de luta ou fuga. Outros dizem que palavrões podem ser simplesmente uma maneira de se distrair de um estímulo desconfortável. 

Mas há um problema: quanto mais xingamos na vida diária, menos potentes são os efeitos. Portanto, pare de xingar seu treinador e guarde esse mecanismo para quando realmente importa, como inclinações íngremes, esforços máximos e os primeiros 10 segundos de seu banho de gelo.